terça-feira, 28 de outubro de 2014

A DIFERENÇA FEITA PELA CRUZ (3)



 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. (Gálatas 5:24).
         A MENSAGEM DA CRUZ
         Caro leitor, já pude mostrar o texto à luz da mensagem central de Gálatas. O perigo do judaísmo tinha entrado no meio daqueles crentes e estava desvirtuando suas vidas da firmeza da graça. Qualquer mensagem fora da verdade da cruz é perigosa e destruidora, mesmo que pareça evangélica; mesmo que esteja recheada de versículos bíblicos. Paulo afirma que mesmo um anjo vindo pregar um evangelho fora da verdadeira mensagem, não passa de um anátema (Gálatas 1:6). Somente a mensagem da cruz mantém os santos de Deus humildes e vivendo no Espírito. Na igreja de Corinto satanás estava corrompendo todo ambiente, justamente porque eles tinham se desviado da simplicidade de Cristo crucificado e estavam ofuscados com a sabedoria e cultura humana. Entre as muitas exortações eis o que Paulo diz àqueles crentes: “Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1Coríntios 1:18).
         Mas quero ocupar-me com o texto em Gálatas 5:24. Nesta atual geração vivemos cercados de ensinos perigosos, apóstatas, atraentes e envolventes à carne. O Nome do Senhor tem sido escandalizado; a Palavra de Deus tem sido reduzida a um livro supersticioso; a verdade absoluta está dando lugar ao relativismo; cresce o número de falsos crentes e com isso aumentam a zombaria em torno do evangelho. Não temos alternativa, a não ser que voltemos com a verdade do evangelho da glória de Cristo, justamente porque esse evangelho mostra quem são os verdadeiros crentes, conforme a verdade revelada.
         Paulo afirma em Gálatas que os que são de Cristo Jesus ”crucificaram a carne...”. Note o verbo no passado: “crucificaram”. Não diz que estão crucificando a cada dia. Por quê? Porque está revelando que o modo de vida dos verdadeiros crentes parte da conquistadora e triunfante obra realizada pelo Filho de Deus. Paulo está mostrando a verdade que todos os verdadeiros crentes foram unidos ao Senhor Jesus em Sua morte, sepultamento e ressurreição. Paulo está trazendo novo ensino; Paulo não cria uma nova mensagem adaptável aos crentes da Galácia, a doutrina é a mesma para a igreja de Deus em todo tempo e em todos os lugares. O evangelho proclama aos pecadores que na cruz morre o velho homem em Adão, para nascer o novo homem em Cristo.
         Amigo leitor, a vida cristã não começa no momento que alguém recebe uma bênção material; não é quando alguém sente a emoção de um culto de louvor. O evangelho da cruz proclama que Cristo na cruz ocupou o lugar de perdidos, de homens e mulheres condenados à eterna Ira de Deus no tormento eterno. A mensagem da cruz mostra minha miséria, meu cruel destino, lançando-me no pó e no desespero! A mensagem da cruz rasga e joga para longe todo meu fantasioso traje de justiça própria! A mensagem da cruz mostra o amor eterno do Senhor Jesus em favor dos perdidos; exibe a imensidão da misericórdia que desceu aqui para buscar pecadores!
         Caro leitor, satanás ocupa-se em arrancar a mensagem da cruz. Retira essa mensagem e veremos o avivamento da mentira religiosa! Anula a pregação pura e simples do arrependimento e da conversão e multidões saltarão de prazer, cultuando os bezerros de ouro forjados na faculdade da nova era! O homem continuará sendo a velha criatura em Adão, mesmo tendo uma bíblia, mesmo vencendo hábitos pecaminosos, mesmo aprendendo a orar.
         O novo homem começa a partir da cruz! A data de nascimento espiritual é na cruz! É a partir dali que o homem realmente começa a viver, crescer na fé, andar com Deus em santidade e peregrinar para sua Pátria abençoada! Fora da verdade cruz o pobre pecador está perdido, porque está debaixo da maldição da lei e ao seu derredor só tem as trevas, não sabe para onde vai. A mensagem da cruz convida homens e mulheres ao arrependimento!

Nenhum comentário: