terça-feira, 28 de outubro de 2014

A ÚNICA PORTA (5)



                           Spurgeon
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).
         II.      Nosso Senhor e Mestre nos diz quais são as vantagens de entrar por ele que é a porta: “Aquele que entra por Cristo será salvo, entrará e sairá e achará pastagens”.
         Ele será salvo: aquele que crê em Jesus Cristo será salvo. Ele já é salvo e será salvo. O parente mais próximo da vítima tomará providências para matar o homicida por vingança, se conseguir pegá-lo. Por isso o pobre homem foge o mais rápido que puder para a cidade de refúgio. Seu coração está acelerado, seus pés voam, ele corre com todas as suas forças. Ele passa por uma seta onde se lê “refúgio”, e continua correndo. Em dado momento ele olha para trás e vê que o vingador de sangue está nos seus calcanhares. Ele o vê aproximar-se e que provavelmente logo o alcançará. Quanto cuidado ele toma para não tropeçar em alguma pedra, como ele voa pelo caminho, rápido como uma gazela! Ele corre até avistar os portões da cidade. “Essa é a cidade de refúgio”, ele se anima. Mas ele não se detém, porque só a visão da cidade não o ajuda em nada; ele apressa seus passos para ultrapassar o vento, até disparar pelo pórtico e ver-se na avenida central da cidade. Agora ele para a fim de respirar. Agora ele pode enxugar o suor da testa. “Agora estou seguro”, ele diz, “porque nenhum vingador de sangue se atreve a passar por aquele limiar; quem consegue fugir para cá está livre”. A mesma coisa acontece com o pecador quando o pecado o persegue, quando descobre que ofendeu a Deus. Ele ouve os terríveis caçadores da vingança divina correndo céleres atrás dele, e sua consciência voa, sua alma se apressa para a cruz. Ele recebe um pouco de esperança; ele ouve do Salvador; mas isto não é suficiente. Ele só irá descansar, só poderá dizer que está em paz quando tiver passado pelo portão da fé e puder dizer: “Agora creio que Jesus morreu por mim”.
         Quem entrar pela porta será salvo. A arca de Noé foi construída nos tempos idos para preservar Noé e sua família no grande dilúvio. Não se pode dizer que Noé seria salvo enquanto ele não entrasse pela porta. Depois que ele o fez, a mão divina, invisível, fechou a porta. Quando Noé ouviu como Deus a calafetava e compreendeu que estava preso ali dentro, ele se sentiu bem seguro. Se Deus nos tranca dentro, o dilúvio lá fora não pode nos fazer nenhum mal. Quem Deus fecha deve estar seguro. No momento em que um pobre pecador confia em Cristo, Deus tranca a porta. Ali ele está e ali ficará até que o tempo não exista mais. Ele está protegido. Os poderes do inferno não podem destruí-lo, e a vingança de Deus não pode tocá-lo. Ele passou pela porta, e será salvo.
         Li outro dia a história de uns russos que passavam por uma ampla planície, onde aqui e ali se viam grandes florestas. As aldeias ficavam quinze ou vinte quilômetros uma da outra, os lobos estavam soltos, os cavalos corriam em disparada louca, os viajantes podiam ouvir os latidos dos lobos atrás deles. Os cavalos davam tudo de si, mas os lobos chegam cada vez mais perto, e eles só escaparam, como dizemos, “por um triz”, conseguindo entrar numa cabana que encontraram à beira da estrada e fechar a porta. Depois eles ouviram os lobos saltando sobre o telhado, roendo a porta, uivando e assustando-os com outros ruídos, mas os viajantes estavam seguros porque tinham entrado pela porta, e a porta foi fechada. Agora, se alguém está em Cristo, ele pode ouvir como que os demônios uivando como lobos, ferozes e famintos por ele. Seus pecados, como lobos estão tentando arrastá-lo para baixo, para a destruição. Porém ele entrou em Cristo, e este é um abrigo tal que, se todos os demônios do mundo viessem ao mesmo tempo, não conseguiriam arrancar um único sarrafo deste refúgio eterno; só ele pode ficar firme, mesmo que céu e terra se desfizessem.
         Cristo diz a todo homem e mulher que eles serão salvos se entraram pela porta. Você não precisa ter nenhuma dúvida quanto a isso. Não deixe ninguém questionar se você será ou não salvo; você será. Agarre-se nesse bendito “será”.

Nenhum comentário: