segunda-feira, 27 de outubro de 2014

NOSSO SUPREMO SERVO (2)



Tal como o filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (MATEUS 20:28)
      INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, procurei introduzir esse tema mostrando que mesmo na criação o Senhor Deus mostrou o quanto Ele demonstra bondade em servir as Suas criaturas. Ali no Éden Adão não presenciou um ambiente onde teria que trabalhar duramente para viver. Era perceptível que tudo à sua frente era bondade, glória, respeito, amor e comunhão com esse Criador maravilhoso. A criação divina não era um palco de seres criados para servir um tirano e dominador sedento por poder.
         Precisamos ir adiante nessa introdução, a fim de que entendamos bem o que nosso Senhor quer transmitir em Mateus 20:28. Nosso Deus mostra que não precisa de nós para servi-Lo, da mesma forma que Ele nos    serviu e vai servir. A única forma de servi-Lo é com ações de graças. Vemos essa verdade exposta especialmente nos Salmos. Por exemplo, no Salmo 50 nosso Senhor chama a atenção de Israel, pois a nação praticava aqueles ritos sacrificiais, achando enganosamente que Deus era dependente desses sacrifícios sangrentos, a fim de ser apaziguada Sua ira. Então o Senhor mostra que nada disso era desejável a Ele, mas o que Ele queria era corações tementes, que lhe oferecesse sacrifícios de ações de graças.
         Veja caro leitor, como somos inclinados a achar que Deus é um ditador que exige nosso serviço de escravos. E no engano do pecado milhares acreditam que com seus sacrifícios conseguem atrair a atenção e favor de Deus. Mas não é essa a verdade bíblica. O que mais nos encanta na revelação bíblica é que vemos um Deus que nos serve, que serve a toda raça enquanto homens e mulheres estão servindo de coração ao pecado. Mesmo dando as costas para Ele; mesmo fugindo Dele; mesmo deliberadamente vivendo em transgressão contra Sua lei, Ele ainda está a nos servir. Dia após dia vemos em toda Sua criação as vívidas manifestações dessa atividade de amor, bondade, paciência e ternura de Deus.
         Então caro leitor, não há quem possa queixar-se de qualquer falha Dele. Todo momento agimos neste mundo usando aquilo que Ele nos deu. Toda ferramenta de trabalho, das nossas atividades aqui foi feita por Ele e dada a nós. Nada que temos veio de nós mesmos. Veja nossos corpos, produtos da perfeita criação de Deus, mesmo sendo afetados pelo pecado e pela presença da morte. Nossos corpos mantêm a sua origem, (não obstante os efeitos do pecado) como foram feitos de forma perfeita, de tal maneira que não há como fazer algo melhor. O grande Criador nos doou essa perfeita obra de arte; Ele nos serviu com esses recursos inigualáveis, mesmo que os homens utilizem essas ferramentas a fim de servirem ao pecado.
         Veja amigo como esse Deus nos serve! Sua criação toda prova como maravilhoso é esse Rei e como é precioso Seu Reino! No mundo inteiro os homens têm consigo as provas dessa bondade de Deus no meio dos homens, a fim de que os homens possam entender melhor até que ponto foi Sua disposição em nos servir quando aqui veio, a fim de ir à cruz, tendo em vista nossa salvação eterna.  
         Então, digo e afirmo que todo nosso sofrer e fracasso dos homens aqui e na eternidade é culpa de quem? De Deus? Claro que não! A culpa é nossa, pois nosso viver prova que somos exatamente a imagem de um Adão caído. Vivemos fechados nesse casulo de orgulho próprio; fomos empurrados para distante desse maravilhoso e bondoso Criador, para longe da Fonte das bênçãos. Vivemos com toda disposição de servir a tirania de satanás e fugindo dessa liderança de amor, de liberdade e de verdadeiro sentido de vida.
         Caro leitor, olhe em você e à sua volta; veja como tudo prova que somos servidos por esse Deus! Veja amigo, como Ele persegue os pecadores, a fim de mostrar que o Seu Reino é de infinitas demonstrações de Sua bondade e felicidade!

Nenhum comentário: