sábado, 25 de outubro de 2014

O NÉSCIO, O LOUCO E O SÁBIO (1)



Os néscios são mortos pelo seu desvio e aos loucos, a sua impressão de bem-estar, os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos, habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32,33)
         INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, mais um texto se emerge da Palavra fiel, a fim de que sejamos despertados para a verdade do evangelho. Não esqueçamos que toda Escritura é inspirada e essa inspiração mostra sua unicidade. Vivemos em dias carregados de mentiras. Parece que vivemos pisando em território minado e os perigos muitos são. Vivemos os dias quando o mundo ousa desafiar a Palavra de Deus e assim implantar nas mentes e nos sentimentos das multidões exatamente aquilo que este sistema maligno pensa a respeito do estado dos homens no pecado. Satanás luta incessantemente para que tudo seja vista do ponto de vista do homem. Por essa razão, até mesmo a pregação dos púlpitos em nossos dias é tão insipiente. Por essa razão a igreja de Deus está cheia de elementos que jamais foram salvos, pois nunca ouviram sobre o pecado. Ouviram sim, mas aquilo que queriam ouvir. Não foram até seus corações; a luz do céu não chegou ao santuário, ao lugar exato, onde Deus fala ao pecador.
         Quero tomar o texto acima a fim de mostrar aos meus leitores os três tipos de pecadores. Conforme o texto vemos os néscios, os loucos e aqueles que ouvem a Palavra de Deus. Muito simples! Dou glórias ao Senhor pela simplicidade da Sua Palavra; porque não preciso emitir minha opinião particular sobre quem é e quem não é. A Palavra de Deus define bem e minha função é transmitir a verdade como ela é. Deus não ordena que Seus servos preguem aquilo que eles pensam e acham, mas sim aquilo que o Sábio Senhor ordenou, porque Ele é Deus e nós somos Seus servos. Devemos saber o quanto o pecado é enganoso; o quanto os homens são ludibriados pelos seus corações enganos e enganados (Jeremias 17:9). Por isso, somente a Palavra de Deus pode trazer avivamento, pode mostrar a verdade no íntimo. Não temos que ouvir o mundo para determinar quem é que está nesta ou naquela condição de pecado. A palavra de Deus tem a resposta vinda de um Deus sábio. Muitos são iguais ao governador Félix, o qual preferiu se afastar a saber o diagnóstico tremendo da palavra de Deus a respeito de sua vida e destino. A palavra de Deus é bem definida e todos nós aqui podemos saber onde é que estamos.
         Caro leitor, os homens estão nessa condição apresentada nesse verso de Provérbios 1:32. Muitos agem como néscios e outros agem como loucos. Quando o Senhor caminhava em Jericó, a fim de encontrar-Se com Zaqueu (Lucas 19), a multidão religiosa censurava o Senhor; eles achavam que Jesus agia errado porque entrava na casa de um pecador. Notemos bem que são os mais religiosos, como os judeus, que são mais direcionados à loucura, pois estão ludibriados pelo engano de seus corações, achando que estão certos, quando estão caminhando para a perdição. Lembremos bem que os “loucos”, conforme descreve Provérbios, sempre foram obstinados e rebeldes.
         Vemos isso no cap. 8 de João, quando aquela multidão se achava revoltada com Aquele simples nazareno, sem, contudo saber que era o próprio Filho de Deus que ali estava perante seus olhos espiritualmente cegos. Eles acreditavam que por serem filhos de Abraão, já eram considerados herdeiros do paraíso celestial. Ora, nosso Senhor foi direto com eles, a fim de mostrar o quanto estavam enganados e que não passavam de escravos do pecado (8:34) e filhos do diabo (8:44). Milhares vivem assim, especialmente nestes dias cheios de turbulência religiosa. Milhares avançaram e seguem suas emoções; outros avançaram e concluíram erroneamente que tudo está bem, porque acreditam no íntimo que são bondosos; que realmente merecem a salvação. Outros acreditam que não praticaram pecados feios, que são diferentes de muitos que vivem atolados em práticas perversas.
         Sem o conhecimento adequado da doutrina do pecado e do estado depravado do homem, milhares seguem assim, como néscios e como loucos.

Nenhum comentário: