terça-feira, 28 de outubro de 2014

ALMAS ILUDIDAS (3)



Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas (Apocalipse 3:17).
A PERIGOSA E VENENOSA RIQUEZA: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...”
                 Caro leitor quero prosseguir mostrando o que acontece quando a situação da igreja em nossos dias se encontra exatamente como é descrita a igreja de Laodicéia. Nosso Senhor visita Sua igreja; Ele é o Amém, o Senhor bem definido; é Aquele diante de quem não há dúvida, não há meio termo; não há lugar para frouxidão e amizade com o mundo. É assim que o Senhor se apresenta a esta igreja tão banhada de ecumenismo de nossos dias. Milhares têm encontrado no ambiente evangélico de hoje uma vasta zona de conforto, um lugar onde estão dormindo o gostoso sono do pecado. Por essa razão preciso tomar esta passagem de Apocalipse 3 a fim de acordar esses dorminhocos espirituais.
                 Nosso Senhor mostra o quanto aquelas almas estavam enganadas, por que eles podiam dizer: “Estamos ricos, e de nada temos falta”. Ora, essa condição mostra uma situação espiritualmente alarmante, porquanto revelam uma absoluta insensibilidade às suas condições como pecadores neste mundo; mostram o quanto aqui estão se sentindo bem, amparados e protegidos, porque foram convencidos de que estão salvos, de que Deus está satisfeito com eles e que assim podem prosseguir. Foi essa a situação de Israel nos dias de profetas como Isaías, Jeremias e Ezequiel, pois a nação se vangloriava de sua religiosidade e de suas práticas e costumes judaicas, sem, contudo perceber que estavam espiritualmente imundos. Nosso Senhor mostrou a Israel a mesma situação quando aqui andou como homem. Viu uma nação indiferente e cega às promessas do reino de Deus.
                 Mas, o que significa estar rico no íntimo? É errado isso? Não é bom estar otimista? Não é bom curtir a vida e curtir Deus em nossa jornada? Venho mostrar aos meus leitores que esse caminho é de extremo perigo, porque há uma riqueza oferecida não por Deus, mas sim pelo deus deste mundo. Há uma riqueza desejada pela carne e ambicionada pela multidão; há uma riqueza que os homens e mulheres no pecado tanto almejam ter. É nessa condição que vive a multidão no caminho largo. Olhemos as multidões, pois elas vivem assim, pois estão entusiasmadas com aquilo que o mundo oferece; estão buscando mais prazeres, querem estar na paz, querem viver na boa, querem curtir os prazeres e almejam qualquer religião, qualquer cristo, qualquer Jesus, ou qualquer Deus que lhes outorguem mais direito de viver como eles gostam de viver. Foi para essas pessoas que nosso Senhor dirigiu estas palavras de advertência: “Mas ai de vós que sois ricos!...” (Lucas 6:24).
                 É assim que vive a multidão que circular e agita este mundo. Estão completamente surdos para a Palavra de Deus e não toleram as mensagens que convidam os pecadores ao arrependimento. Essa massa de homens e mulheres transita o lindo e maravilhoso caminho largo, porque esse é o curso deste mundo. A insensatez do pecado não permite que eles vejam que tiveram uma entrada com o nascimento e terão uma saída no final com a morte. No pecado eles são iludidos sempre, sempre estão achando que vão viver mais e que devem ajuntar tesouros nesta vida. O livro de Eclesiastes foi escrito para mostrar a mentalidade de homens e mulheres que passam seus breves dias como sombra por esta vida. Tudo aqui é visto assim, debaixo do sol; nada além de ajuntar tesouros aqui, sem saber que para onde estão indo nada podem levar.
                 Meu amigo, o mundo por meio do seu príncipe tem competência manter essas almas sob essa ilusão e promete mais esperança de uma vida melhor aqui. Então, eis que o Senhor Jesus veio ao mundo para arrancar pecadores deste sistema maligno e transportá-los para Sua glória eterna.  

Nenhum comentário: