terça-feira, 28 de outubro de 2014

IGNORÂNCIA FATAL (5)



       Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
         Caro leitor, examinemos de perto essa afirmação de Cristo, pois Ele traz plena luz da verdade e mostra a condição na qual eles estavam; que no tocante a verdade revelada eles eram incrédulos e ignorantes, não obstante o fato que eram conhecedores das Escrituras. Nosso Senhor mostra que a situação deles era de extremo perigo e que estavam caminhando não para o paraíso – o tão almejado seio de Abraão - mas sim para o castigo eterno.
         A situação da alma deles foi revelada assim que eles compareceram perante o Filho de Deus; estavam perante o Senhor da glória, mas porque eram cegos viam apenas uma figura humana desprovida de qualquer poder. Não eram capazes de examinar tudo à luz daquilo que eles tanto aprenderam.
         Caro leitor, como esta passagem nos revela tanto a respeito da condição dos homens no pecado! Especialmente em nossos dias, com tanta euforia em torno do evangelho moderno, os homens correm em busca de um cristo diferente, criado pela mente supersticiosa do homem natural. A verdade bíblica a respeito do verdadeiro e glorioso Filho de Deus deve ser pregada; homens e mulheres precisam saber que hão de morrer em seus pecados, caso persistirem na ignorância da verdade revelada a respeito do Salvador bendito.
         Assim como os judeus viam apenas as letras bíblicas, mas eram completamente analfabetos no que diz respeito a verdade espiritual, assim as multidões estão dopadas pelo cristo mundano, criado pela imaginação supersticiosa do homem natural, assim não percebem que estão pisando em terreno falso e que logo virá a destruição.
         Prossigo para mostrar que o conhecimento do Senhor é algo que está além de qualquer compreensão humana. Notemos bem as palavras usadas pelo Senhor, as quais revelam essa ignorância espiritual dos judeus: “...porque se não crerdes que EU SOU, morrereis...”. Cristo não usa uma linguagem diferente; não havia Nele qualquer atitude de retaliação contra aqueles judeus. Ele não diz: “...se não crerdes que eu nasci em Belém, que amo vocês, que sou diferente dos outros, etc. Ele diz: “...se não crerdes que EU SOU...”. Ali estava o grande Salvador e Senhor; o grande Autor da salvação, que poderia levar-lhes com segurança para o céu; o que deixou o céu, deixou de lado Sua glória e entrou neste mundo para ir até à cruz. Estava perante eles Aquele que toda Escritura do Velho Testamento se ocupa em falar desse Salvador. Ele resume toda essas verdades a Seu respeito nessa expressão: “EU SOU”.
         Para uma compreensão dessa maravilhosa, esplêndida e eterna verdade, era preciso a fé dada por Deus, mas aquela multidão estava sob o severo juízo divino, pois seus corações soberbos os mantinham como estátuas, tendo olhos que não enxergavam e tendo ouvidos para não ouvirem. Que coisa! A presença do Filho de Deus perante eles deveria mover seus corações ao santo temor; deveria fazer com que eles caíssem tremendo, em santa confissão.        Ó, caro leitor, como os homens sempre agem assim, com dureza e resistência à verdade! Estão aptos para adorar seus ídolos e prestam cultos aos deuses inventados em seus corações. Mas, quantos estão dispostos a lutarem contra a verdade! Por quê? É simples, conhecer a Cristo é um privilégio dado por Deus às ovelhas Dele. O leitor deve lembrar bem daquilo que nosso Senhor diz para os judeus: “Mas, vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas” (João 10:26). O mais glorioso privilégio dado ao pecador é o conhecimento da glória do Filho de Deus e esse conhecimento vem através do evangelho.
         Milhares chegam pertinho do reino, perto da porta de acesso à glória eterna, mas ficam do lado de fora, porque permanecem endurecidos, resistindo a verdade. Milhares resistem porque amam o pecado; porque seus corações estão encantados com o reino mundano, são fanáticos por esse viver terreno, por esse fato são inimigos da mensagem da cruz.
         Meu caro leitor, veja bem o que o Senhor afirma: “Se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”. Que momento agora para uma atitude de santa humilhação e contrição perante essas verdades reveladas! Que momento agora para a confissão sincera, de que não passa de um ignorante e que precisa dessa verdade no íntimo, a fim de conhecer o grande Senhor e Salvador, enviado do céu para resgatar perdidos!

Nenhum comentário: