sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O NÉSCIO, O LOUCO E O SÁBIO (6)



Os néscios são mortos pelo seu desvio e aos loucos, a sua impressão de bem-estar, os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos, habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32,33)
A TRISTE SITUAÇÃO DOS NÉSCIOS:
         Caro leitor, precisamos atentar bem para a condição do néscio neste mundo, justamente porque a sociedade sempre foi abarrotada de elementos que desconhecem propositalmente a Deus. Os néscios diferem dos loucos, porque eles correm da luz, enquanto os “loucos” são cercados de luz do conhecimento de Deus. Em Romanos 1 Paulo mostra a partir do verso 18 como é o viver dessa população mundial de homens e mulheres, os quais em nada são ignorantes acerca de Deus. Eles vivem assim porque retiraram no coração a glória de Deus, a fim de acharem liberdade para viver como bem querem no pecado.
         Caro leitor, o que a Bíblia fala acerca do destino do néscio? A verdade é que não há desculpas para ninguém. Paulo pregou em Atenas, na Grécia para uma multidão de homens e mulheres bem conceituados na sociedade (Atos 17). Religiosamente adoravam todo tipo de ídolos, de tal maneira que não havia mais como inventar novos deuses. Por essa razão inventaram um “deus desconhecido”. A sociedade ateniense não era formada de pessoas incultas, aqueles cidadãos eram elementos que engrandeciam a cultura e a filosofia. Não eram bárbaros, não viviam como os índios. Eles eram estudiosos em buscas de novos horizontes de conhecimentos que engordavam o ego. Mas quando Paulo concluiu sua mensagem mostrando o Deus da revelação bíblica, eis que o apóstolo deixou bem enfático que Deus não levou em conta o tempo da ignorância deles; que fatalmente viria o juiz contra todos e que não iriam escapar.
         Caro amigo, o néscio precisa saber que a morte lhe aguarda; que ela espera ansiosamente o momento certo para atingir-lhe com sua seta mortal. É notável como o néscio simplesmente ignora isso. Um viver sem Deus no mundo (Efésios 2:12) lhe tornou tão estúpido, a ponto de passar por cima de temas tão importantes. Mas o fato é que o néscio vive assim; a mente dele é obscura, como uma casa sem qualquer iluminação. A única luz que o néscio procura manter acesa é a luz deste presente século, no qual vive. Por essa razão trata com desdém aquilo que deve ser enfrentado com seriedade e temor. O néscio procura as fontes de consolo para seu destino eterno naquilo que o mundo mentiroso e ardiloso tem para lhe oferecer; o prato religioso de satanás vem sempre coberto com saladas de belas palavras, e salpicado com nomes de divindades.
         Caro leitor, o néscio mesmo vivendo em contínua rebelião contra Deus está cercado da bondade de um Deus cheio de compaixão. Mesmo que a morte aguarde ansiosamente a oportunidade de desferir o golpe fatal, o caminho do néscio até a morte está cercado de avisos e esses avisos vêm de Deus. Notamos isso em Provérbios 1. Mesmo assim o néscio acredita que é melhor do que Deus pensa a seu respeito. O néscio sustenta enganosamente no íntimo que é mais esperto do que a morte e é mais forte do que Deus. O fato é que andando como um cego e surdo, o néscio é guiado pelo pai da mentira (João 8:44), e este enfeita o caminho, tirando-lhe toda má aparência e qualquer sinal de terror.
         Mas eu preciso chegar aos corações néscios, a fim de levar-lhes a Palavra da verdade. Quero saudá-los e avisar-lhes acerca do perigo que lhes espera. Os néscios precisam saber que o fim de sua jornada aqui parece ser tão doce e tão bem-vindo aos olhos deste mundo. Na linguagem do Velho Testamento, o néscio parte para estar com os seus, com aqueles com quem andou aqui. Mas a verdade é que o mundo mostra tudo do ponto de vista físico, enquanto a Palavra de Deus revela um destino eterno. Meu amigo, o fim que o mundo não pode ver é exatamente aquilo que a Palavra de Deus revela: “...vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Ó que triste destino aguarda o néscio! Ó que miséria eterna sua alma enganada aguarda! Não há como escapar após a morte, pois o escape é agora, para a alma que se humilha, se arrepende e converte a Cristo de todo coração!

Nenhum comentário: