quinta-feira, 30 de outubro de 2014

UM DEUS LONGÂNIMO (18 de 21)



Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
         A DEMONSTRAÇÃO DA PACIÊNCIA: “senão que todos cheguem ao arrependimento
         Caro leitor, sendo soberano Deus se utiliza dos instrumentos que Ele quiser, a fim de alcançar Seus eleitos. Não esqueçamos que tudo trabalha para o bem do povo de Deus (Romanos 8:28), até mesmo satanás e seus adeptos, o mundo organizado e a morte, não passam de vassalos do grande Deus, no afã de conquistar aqueles por quem Cristo morreu. Posso mostrar essas verdades em Atos quando a igreja se reunião em oração e afirmou em tom de fé e adoração a Deus que os inimigos que se ajuntaram para matar Jesus, eles realmente “para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (Atos 4:28). Creio que os leitores podem também se lembrar do que Deus disse a respeito do perverso e orgulhoso Faraó: “...Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu Nome seja anunciado por  toda terra” (Romanos 9:17). Certamente estamos cercados de textos sagrados que nos mostram um Deus que atua soberanamente, usando instrumentos malignos, a fim de executar Seus santos e eternos propósitos em favor do bem eterno do Seu povo.
         Mas vou mais adiante para mostrar outra lição que emerge desse ensino precioso acerca da DEMONSTRAÇÃO DA PACIÊNCIA DE DEUS.      O Senhor também tem demonstrado neste mundo toda demonstração de bondade. Por causa da Sua longanimidade, a terra inteira tem sido uma verdadeira mesa de banquete e até mesmo os perversos têm se apoderado disso. Vemos homens e mulheres, comendo, bebendo e desfrutando de saúde e prosperidade, mas ao mesmo tempo estão rindo e escarnecendo de Deus e da Sua Palavra. O Salmo 37 nos foi deixado, a fim de que cada crente saiba como viver num mundo assim, onde elementos profanos se apoderam da criação de Deus e ao mesmo tempo escarnecem do criador e perseguem os crentes. Quão grandiosa é a longanimidade de Deus! Para muitos ímpios e profanos o Senhor permite que eles sejam bem sucedidos aqui; que avancem em seus erros e ao mesmo tempo tenham tudo o que seus olhos anseiam ver e que a carne almeja possuir.
         Mas o Senhor tem em vista usar a prosperidade carnal e mundana, a fim de ensinar Seu povo como comportar aqui, como brilhar a glória Dele no meio de uma geração corrompida e perversa e como mostrar que a herança dos santos é infinitamente melhor que qualquer luxo desta vida transitória. Temos uma ilustração disso nas Escrituras, na vida dos descendentes de Esaú e do povo de Israel. Note o que Deus diz a Israel em Josué 24:4: “...a Esaú dei em possessão as montanhas de Seir; porém Jacó e seus filhos desceram para o Egito”. Nesse verso podemos ver como Deus age em favor de um povo ímpio, dando-lhe prosperidade neste mundo. É a longanimidade de Deus em ação! Ele faz uso de nações e de elementos perigosos, a fim de executar Seus planos eternos. Ele mostra isso quando chama o pagão Nabucodonosor de “Meu servo”.
         Caro leitor, por que o Senhor faz isso? Porque o mundo inteiro é o palco da exibição de Sua misericórdia, pois por todos os lugares eis que o Senhor está visitando os aflitos e abatidos de espírito (Isaías 57:15). Seu braço é forte para salvar, por isso os pecadores devem aproveitar dessa incrível manifestação da força de Deus (Isaías 27:5), a fim de serem salvos. Eis aí, caro leitor, a mensagem cheia da compaixão de Deus! Eis aí a razão porque Deus permite que os gentios governem na terra; eis aí o motivo porque Deus permite tantas coisas e aparentemente nada faz. Ele não permite que os crentes sejam vingativos, nem cheios de ira contra os inimigos. Ele está erguendo um povo cheio de compaixão na face da terra. Nossas armas não são apontadas contra os homens; nossas armas não são carnais. Nossa luta não contra os seres humanos, porque o Senhor veio ao mundo para salvar perdidos.

Nenhum comentário: