quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A FÉ VERDADEIRA (44 de 44)



“É Ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e de misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Salmo 103:3-5).
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “Quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia”.
        Prezado leitor, se em você habita o Espírito de Deus, certamente sua mocidade se renova como a águia. Você tem a vida que há no filho, por isso caminha passo a passo para a perfeição que chegará na ressurreição final. Não desanime querido irmão, não procure atalhos na jornada rumo ao céu; não pense que poderá escapar da disciplina de Deus sobre Seus filhos, porque Seus amados são corrigidos para que sejam participantes dessa santidade bendita (Hebreus 12). Que maravilha! Ele não vai alterar em nada o programa que tem para os crentes; Ele não tem um caminho melhor, mais fácil para o céu, porquanto o caminho de todos os crentes é o mesmo caminho, o da renúncia, da santificação e da perseverança na graça.
         Tenho um argumento a mais para falar no tocante aquilo que chamamos de bens eternos. Certamente o verdadeiro crente é guiado em toda verdade. Essa é uma das preciosas atividades do Espírito de Deus na vida dos crentes: “Ele vos guiará em toda verdade...” (João 15:13). O crente só consegue andar se for alimentado da verdade. O alimento da Palavra deve ser puro como mel, por isso não pode ter melado. Mesmo que há tanta mistura, tanta confusão, tanto embuste espiritual em nossos dias, mesmo assim o verdadeiro crente sabe discernir o que é realmente a verdade. Ao alimentar-se ele sabe como tirar os pequenos espinhos que estorvam. A mentira quando chega parecida com a verdade concede ao crente a graça da maturidade, do juízo, da percepção espiritual. Quem corre prazerosamente em direção ao erro é sinal que não pertence ao Senhor.
          Mas, o verso termina comparando a mocidade do crente como a águia. O Senhor continuamente ilustra bem o que significa a vida cristã. Por que o Espírito de Deus toma a águia para ilustrar o poder renovador da vida cristã? Primeiramente por causa da capacidade dessa ave de subir aos lugares mais elevados. Assim é o crente. Quanto mais disciplinado for, mais poder ele tem de subir, subir na fé, no poder da oração, na capacidade de olhar o mundo do ponto de vista do céu, na intimidade de Deus e com Deus. Outra lição preciosa acerca da águia é seu poder auto-renovador. Chega um tempo em que renova o bico, as penas e tudo mais, tornando-a mais poderosa e experiente, inclusive para ensinar seus filhotes. Assim é a fé cristã. Os crentes renovam sua força, seu poder de andar como crente, seu poder de santidade, de subir acima das provações e angústias deste mundo. A morte do crente é apenas o começo da eternidade; é como se fosse a águia removendo tudo o que externo para o começo da perfeição.
         Agora chego à conclusão do breve estudo feito nesses cinco versos do Salmo 103. Todo meu esforço tinha em mira erguer a fé dos santos e conduzir os errados ao caminho certo da salvação pela graça. A vida do justo é pela fé, mas trata-se da fé verdadeira, não do poder hipnotizador de satanás. Quando o pregador chega com a pura verdade, as trevas são dissipadas e os crentes conseguem divisar o caminho certo. Estou convicto que meus labores não foram inúteis, porque sei que aqueles que amam o Senhor vão examinar tudo o que foi dito nesses comentários, buscando crescer na fé.
         Amado leitor, somos o povo da Nova Jerusalém! Estamos subindo para a glória eterna! A subida provoca medo, mas é melhor lá em cima do que aqui em baixo. Não temamos, porque Aquele que começou a boa obra em nós está aperfeiçoando essa boa obra. Enquanto vocês sobem, os homens no pecado descem para o abismo de terror. Glória ao Senhor pela Sua misericórdia em favor de pobres pecadores como nós!

Nenhum comentário: