sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O NOSSO SUPREMO SERVO (6)



Tal como o filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (MATEUS 20:28)
O GLORIOSO SERVO DE JEOVÁ: “Tal como o Filho do Homem...”
         Caro leitor voltemos de todo coração para esse maravilhoso texto. Cristo Jesus é a perfeita demonstração do amor sacrificial de Deus em favor dos homens. O Deus que em tudo mostra o quanto serve a raça humana, mesmo caída no pecado, eis que agora aparece em profundíssima humilhação, a fim de chegar até aos homens e apresentar-Se em disposição de servir-lhes com bens eternais. O evangelho moderno encobre essas coisas, porque se ocupa com os trapos terrenos. O vento humanista assopra até mesmo dentro dos arraiais evangélicos, por isso homens e mulheres estão imensamente ocupados com seus interesses mundanos. É raro achar corações gratos e humilhados perante Aquele que se humilhou para nos servir.
         Façamos agora uma comparação do serviço do Senhor agora, com o Seu serviço na criação. Na criação não houve confronto com o mal. Ali vemos o Criador fazendo o homem do pó da terra e soprando nele o fôlego de vida. Eis aí uma perfeita criatura feita à imagem e semelhança de Deus, pronta para desfrutar da plenitude de um paraíso perfeito, a fim de gozar da mais preciosa bênção da criação: a comunhão com o Criador. Tudo ao seu redor era belo e até a criação inteira seria um espetáculo visual, para servir de adoração, e assim tudo voltaria em adoração a Deus por meio do homem num serviço sacerdotal.
         Mas que diferença! Agora vemos que Aquele mesmo Criador se tornou barro, à semelhança da Sua criatura que se afastou Dele, a fim de dar ouvidos ao diabo. Agora vemos o Criador se intitulando de Filho do Homem, se identificando com o homem, tendo mãos, pés, olhos, boca, ouvidos, enfim com um corpo exatamente igual aquilo que havia feito na criação. O que Ele diz? “Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir...”. Eis o Servo dos servos perante homens ingratos e maus; perante rebeldes contra o reino de Deus e dispostos a lutar pelo império de satanás. O que veio Ele fazer? Ele responde primeiramente de forma negativa: “...não veio para ser servido...”. Como? Ali estava o Rei dos reis e Senhor dos senhores se apresentando aos homens com tudo em mãos, todo aparato de um servo. Não está Ele se apresentando perante príncipes, poderosos, etc. Não! Estava perante inimigos do reino Dele; estava perante homens que O odiavam e que queriam ver em Suas mãos as mesmas coisas e até mais daquilo que ocupava as mãos e eram promessas de satanás. Ali estava Aquele que um dia virá para punir esses inimigos do Seu reino e ordenar que os rebeldes sejam atirados nas trevas eternas. Mas agora não, Ele não tinha vindo ao mundo para ser Juiz, mas sim um diácono, tipo garçom para servir a mesa.
         Em Sua vinda o Servo enfrentou todo exército que cerca este mundo em forma governamental, sacerdotal e profético. Notemos bem caro leitor que satanás cercou este mundo com seus sistemas de engano. Mas Aquele que criou o homem deu um salto nesse cenário de trevas; quando o homem o deixou, Ele mesmo foi atrás, Ele mesmo foi em seu encalço; Ele mesmo atravessou todas as barreiras a fim de poder ficar face a face com o perdido pecador e assim poder dizer que não veio para ser servido.
         Afinal, como pecadores caídos podem servir ao Senhor? O pecado fez dos homens servos do pecado e como servos do pecado o que poderão oferecer ao Seu criador que agora se acha perante eles como Homem? No pecado os homens se voltam contra Deus como serpente venenosa, pronta para a picada fatal. No pecado eis que homens e mulheres imediatamente apontam suas armas de maldade e recusam cair perante o Senhor. Mas perante esse exército tão bem armado, eis que o Senhor chega carregado de amor, justiça, retidão e palavras de reconciliação. O Senhor não mostra aos homens Seu arsenal de guerra, mas sim seu coração de amor e compaixão.
         Caro leitor, que você medite nisso, pois foi o próprio Deus que veio ao mundo e se tornou homem, para resgatar homens do pecado e assim levá-los para o céu.


Nenhum comentário: