terça-feira, 28 de outubro de 2014

VIVO POR FORA, MORTO POR DENTRO (6)




“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.
EXAMINANDO OS QUE ESTÃO NA IGREJA.
         Caro leitor, estou me esforçando em mostrar qual é a verdadeira fé que é salvadora e que mostra fruto no viver. As obras daquele povo que frequentava a igreja de Sardes, não revelavam serem provenientes de uma fé santa, operada neles pelo Espírito de Deus. Já mostrei anteriormente que 1. Não pode ser a fé que alguém outro operou em mim, e também
2. Não pode ser a fé ativada por uma tradição religiosa.
         3.      Não pode ser a fé motivada por uma emoção, ou por músicas. Ultimamente satanás tem enchido as igrejas de “louvores” e tais louvores promovem não somente agitação, como também emocionalismo. Com isso o pai da mentira tem varrido a verdade do evangelho para fora e o povo dança euforicamente num ambiente sem qualquer rocha debaixo dos pés. Veja bem, não estou contra a música nem contra as emoções; elas são importantes como efeito da obra salvadores do Senhor em corações humilhados e contritos. O perigo está em saudar essas coisas, como se elas fossem de Deus, quando não passam de obras da carne. O único lugar de firmeza para segurar a alma contra o inferno é a Rocha da salvação. Caso contrário, barulhos, emoções fortes e outras atividades somente mantêm as almas cegas, sem perceberem que estão em perigo iminente. Piedade e serviço religioso sem a cruz não passam de obras feitas pelas trevas, a fim de manter os pecadores carnalmente satisfeitos.
         4.      Não pode ser a fé ativada por sacrifícios de justiça própria, pois é rejeitada. A maior atividade de satanás em todos os tempos por meio da religião é ativar a justiça própria. Ela é perigosíssima e letal para a alma, porque traz um descanso carnal, falsa esperança e falsa paz. A justiça própria parece ser tão bela, religiosa e aceitável a Deus, mas não passa de uma poderosa capa usada para esconder corações endurecidos e pervertidos. Milhares descansam nessa confiança tão venenosa, porquanto se escondem e ficam bem disfarçados, sem que sejam vistos por dentro, até que o evangelho da glória de Cristo venha descobri-los. Já lidei com muitos nessa situação, pois quando são descobertos no íntimo normalmente reagem com intenso ódio. A justiça próprio quando descoberta, logo mostra que tem um arsenal de armas contra a verdade guardada e que está disposta a perseguir a verdadeira justiça.
         5.      Qualquer engano pode ser fatal, porque não haverá explicação naquele dia. Não esqueçamos que hoje o evangelho traz luz aos corações; hoje a verdade chega para iluminar a alma; hoje os pecadores podem ver que a porta está aberta e que brilha a glória da tão grande salvação para todos; hoje, pecadores podem ouvir o convite gracioso: “Ah, todos vós que tendes sede, vinde às águas...”! Meu caro leitor, quando vejo homens e mulheres com raiva, “rangendo os dentes” contra a mensagem santa de pura e santa justiça, o que será naquele Dia? No dia do juízo não haverá explicação, todos os sinais de portas abertas serão fechados. Talvez não houve um homem que carregasse sobre si um tão grosso tecido de justiça própria como Saulo de Tarso. Ele não sabia que carregava um pesado fardo e que seu ódio mortal contra o Senhor revelava seu perverso e irregenerado coração.
         Ó, quantos hoje vivem assim! São evangélicos e carregam esse nome na testa, mas em seus corações estão mortos! A carne é apta para fazer grandes e agradáveis sacrifícios religiosos, porque tais sacrifícios servem de calmantes momentâneos as aflições de um coração intranquilo, sem a paz que vem da cruz. Ó, quanto o Senhor rejeita as obras da carne! Elas nada têm para agradar Aquele que só aceita culto espiritual, do coração (João 4:24). Acaso, não é um momento propício para humilhar? Não é um momento adequado para cair como barro quebrado perante o grande e glorioso Salvador? A mensagem ainda está sendo proclamada! A porta estreita ainda está aberta! A voz graciosa ainda pode ser ouvida por homens e mulheres arrependidos: “Eis agora o tempo sobremodo oportuno; eis agora o dia da salvação!”.        

Nenhum comentário: