sexta-feira, 24 de outubro de 2014

VIVO POR FORA, MORTO POR DENTRO (5)




“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.
EXAMINANDO OS QUE ESTÃO NA IGREJA.
         Caro leitor, estamos vendo como nosso Senhor mostra como a fé verdadeira ou a falsa fé são mostradas pelas obras: “conheço as tuas obras”. Não esqueçamos que são as obras que provam se a fé é falsa ou é genuína. Como o Senhor conhece? Não esqueçamos que Ele é o Senhor, Aquele que é visto por João como tendo os olhos como chama de fogo. Nós estamos lidando com o próprio Jeová, com o glorioso Deus que se fez carne e habitou no meio dos homens (João 1:13). No grego o verbo “conhecer” trata-se de um conhecimento completo. Isso significa que nosso Senhor não está como se fosse um detetive examinando as obras. Ele não está tentando descobrir se fulano ou sicrano é crente ou deixa de ser. Nosso Senhor não limitado como nós os homens. Ele sendo Deus é Oniciente, conhece todas as coisas e tudo está patente perante Seus olhos.
         O que está acontecendo? Nosso Senhor está dizendo à igreja de Sardes que Ele já sabe de tudo, que suas atividades são completamente conhecidas por Ele, e que por isso eles devem se arrepender. Nosso Senhor não está descobrindo para ver se algum sinal de qualidade nessas obras, se tem algo de bom ou não. Toda prova do fogo da Sua visão não é para que Deus fique conhecendo, mas sim para revelar à pessoa o que ela é. Nosso Senhor conhece o coração do homem e Suas palavras revelam logo o que o homem é por dentro. Vemos no Salmo 139 o Salmista pedindo ao Senhor para examinar seu coração. Mas ele faz essa petição a fim de possa conhecer a si mesmo. Por essa razão ele, em santo temor vai ao seu Deus e solicita essa descoberta a fim de manter uma vida pura, santa e livre de qualquer intuito malicioso no viver e no andar.
         Caro leitor, diante desse fato precisamos saber se a fé que temos é verdadeira ou não é, porque a fé genuína prova que somos vivos, que temos a vida que há em Cristo, que nosso crê foi obra do Espírito Santo em nosso viver. Caso contrário, a fé que temos é algo da natureza humana e por isso em nada agrada a Deus. Creio que é neste aspecto que muitos vivem iludidos, assim como Judas foi e como Simão que apenas abraçou a fé, para mostrar logo que seu coração não havia sido regenerado (Atos 8). Então, o que devemos saber com respeito à nossa fé?
         1.      Não pode ser a fé que alguém outro operou em mim. Nesse caso um pastor ou um evangelista funciona como se fosse o mediador entre Deus e o homem. Quando há isso a pessoa se torna orgulhosa. Já vi muitos se gloriando em sua fé, acreditando que foram salvos porque um dia fez uma decisão e que por isso estavam automaticamente salvas. Não estou duvidando da autenticidade da decisão de muitos, porque os frutos de salvação logo aparecem na vida, provando que realmente conheceram a salvação e o Salvador. Por outro lado tenho visto muitos se gloriarem tanto em sua fé que a salvação é motivo de orgulho. Não há qualquer evidência que foram quebrantados e que sofreram mudança em seus corações. Por essa razão tais pessoas se armam contra a pregação bíblica, a qual vem como espada para descobrir sua situação no íntimo. Não esqueçamos que Deus requer a verdade no íntimo e não na aparência (Salmo 51:6).
         2.      Não pode ser a fé ativada por uma tradição religiosa. Os fariseus eram ferrenhos em suas tradições e muitos deles eram fervorosos e sinceros. Nicodemos era assim, mas vemos que ao ouvir o Senhor (João 3), logo ficou comprovado o quanto aquele homem estava longe do reino de Deus. Muitos são assim, vivem daquilo que receberam em seus “ninhos” espirituais, assim como filhotes de aves, o que puseram em suas bocas, eles comeram. Muitos pais acreditam que por levarem seus filhos à igreja, ensiná-los a cantar e fazer outras coisas conforme o costume, a fé é verdadeira. Mas quanto engano! Tais pessoas desconhecem o que a Bíblia ensina sobre o estado do homem desde seu nascimento. A religião é um mecanismo que auxilia muito na evangelização de nossos filhos e os pais devem ser os primeiros no trabalho de orar, ensinar a Palavra e evangelizar seus filhos, a fim de mostrar para eles a necessidade de conversar a Cristo.

Nenhum comentário: