segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MISERICÓRDIA OU JUSTIÇA? (2)



As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim” (Lamentações 3:22)
AO RETIRAR AS MISERICÓRDIAS DE DEUS APARECE O JUÍZO: “...são a causa de não sermos consumidos...”
         Caro leitor, minha introdução foi breve para tratar desse assunto. Creio que nossas mentes podem imaginar a situação caótica que viveu Jerusalém quando foi invadida pelas tropas babilônicas; quão avassaladoras foram aquelas cenas! O cap. 3 serve como eixo desse pequeno livro, pois 64 versos foram escritos para que nas palavras do profeta pudéssemos entender o que realmente significa misericórdia de Deus. O cristianismo moderno desconhece as misericórdias do Senhor, assim como Jerusalém desconhecia, até que as forças da Ira de Deus vieram como um tufão para destruir tudo. Quando o humanismo é forte, então Deus permite que o mal chegue para arrancar todo poder e toda confiança do homem e no homem.
         Então chegou o momento para que juntos chequemos de perto as Palavras do profeta nesse verso do cap. 3 de Lamentações. Jeremias foi o homem de Deus naquela ocasião e seu coração estava consternado; Jeremias realmente chorava ao ver a desolação de Jerusalém e a miséria daqueles que ficaram. O fato é que o Juízo de Deus havia chegado; o que Ele prometera fazer, caso o povo não se arrependesse, de fato Ele cumpriu. As misericórdias de Deus foram retiradas; como o sol fica oculto num dia de muita chuva, assim as misericórdias de Deus ficaram encobertas mediante a chegada do furor da Ira de Deus por meio dos caldeus. O povo estava com seu coração endurecido; o povo estava aprisionado em suas paixões e idolatrias e esqueceu-se de Deus. Nesse engano do pecado eles achavam que Deus era impotente para cumprir Suas ameaças.
         Caro leitor, os homens sempre foram assim. E quanto mais a situação material é favorável, mas a tendência é que a corrupção do coração fique ainda mais fortalecida pelo orgulho. A atual geração carrega as mesmas marcas de arrogância e dureza de coração, justamente porque o ensino moderno tem revestido suas vidas de uma paz extremamente perigosa. Deus hoje não é visto como um Deus de justiça e juízo. Por não conhecer esses dois fatores predominantes no trabalho de Deus neste mundo, é que homens e mulheres realmente estão completamente ignorantes quanto a livre misericórdia de Deus. Os homens modernos desconhecem o que realmente significa a ira de Deus; eles são terrivelmente materialistas e ateístas na prática. Cada dia vemos aumentando a rejeição ao Deus vivo e assim a verdadeira mensagem do evangelho é adocicada conforme o gosto de cada pessoa.
         Mas, o que realmente precisamos fazer? Será que não vamos amar esse povo? Será que devemos calar e deixar as coisas acontecerem? Será que devemos ter nossos corações cheios de amor, a fim de deter esse povo, para que eles não tropecem e caiam no juízo vindouro? Não é o momento para que em oração possamos deter a chegada do juízo tão iminente? O Senhor é o Deus de misericórdia e a misericórdia é livre para agir quando bem quiser, como quiser e com quem quiser. Não podemos ordenar Deus, mas podemos nos revestir de Sua compaixão. Podemos sim, equiparmos com o amor compassivo e sacrificial Daquele que um dia se tornou homem e que nos arrancou do pecado.
         O momento agora é crucial para que preguemos acerca das misericórdias do Senhor! A porta da arca ainda está aberta! As tropas babilônicas ainda estão à caminho! O acesso ao trono de Deus em oração e intercessão está aberto para homens e mulheres que realmente creem e amam a população. Somos seres humanos no meio dos homens! Como disse Spurgeon, precisamos conhecer os homens em Adão, assim como precisamos conhecer os homens em Cristo. Como Ezequiel, desçamos ao vale de ossos secos (Ezequiel 37), para que ali venhamos a chorar e interceder em favor de milhares que agora jazem mortos em seus pecados!

Nenhum comentário: