“Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da
agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra
quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois
filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na
concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e
sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
A
NOSSA ORIGEM NO PECADO: “...vós filhos da agoureira...”
Caro leitor, agora é o momento para que
juntos entremos nos pormenores dessa passagem. Como Deus trata com os ímpios é
uma prova da inspiração divina desse livro santo, porquanto não há neste mundo
quem possa narrar a nosso respeito de uma forma tão fiel e verdadeira como
vemos escrito nessa passagem de Isaías. No texto vemos Deus desvendo o homem
como ele é no coração, como se Deus estivesse dizendo: “O que vocês quer dizer?
Acham que não são culpados e que eu não lhes conheço? Pois vou mostrar agora
exatamente quem são vocês, de uma forma que vocês jamais ouviram nem sabiam
como Eu sei”.
A primeira lição desponta perante
nossos olhos imediatamente. De quem somos filhos: “...vós filhos da agoureira...”. Veja
amigo, nós não gostamos de ouvir essas coisas a nosso respeito; sempre nos
ocultamos neste mundo, quer seja numa religião, quer seja numa atividade
social, etc. Mas quando os homens chegam perante Deus, eis que o Senhor abre
Sua boca e relata quem realmente somos. Eis a razão porque fugimos, porque a
nossa história em nada é bela; não tem nenhum encanto de uma “Cinderela”. Mas é
exatamente essa a versão bíblica a respeito de uma raça caída no pecado; e
ninguém escapa, a não ser aqueles que um dia foram salvos por Cristo e aceito
pela Sua mediação salvadora. Desde o Velho Testamento até o Novo Testamento o
ser humano é apontado como alguém culpado, com um coração corrompido, mostrando
pelos seus caminhos quem ele é e seu destino de sofrimento eterno, dependendo
inteiramente da livre misericórdia de Deus para salvá-lo.
Mas quero aqui ficar bem sintonizado no
texto de Isaías. Vemos que para narrar nossa jornada neste mundo, eis que Deus
mostra nossa família: Um pai adúltero e uma mãe prostituta. Gostamos disso?
Absolutamente não. Enquanto os homens correm para não ouvir essas verdades, eis
que Deus diz: “Mas chegai-vos aqui...”.
Deus faz isso por amor e compaixão pelos perdidos. Ele jamais muda Seu
linguajar, a fim de nos atrair. Ele sempre afirma quem somos nós de uma forma
clara, para que entendamos. Foi essa Sua linguagem por meio dos profetas e
apóstolos.
Por que Ele chama nossos pais de “adúltero e prostituta”? A razão é
simples, Deus não mente; o Senhor sente intenso ódio pelo pecado; o Senhor está
mostrando que a decisão de abandonar a Ele na queda foi terrível, devastadora e
traidora. Foi ali no Éden que nossos pais deram às costas ao amor do seu
Criador; foi ali que eles, como que, esbofetearam o bondoso Senhor; foi ali que
eles recusaram a beber dessa fonte de amor, a viver na alegria de um Deus
precioso, a fim de seguir satanás, o anjo que foi arrancado da sua posição de
glória, a fim de seguir seu caminho orgulhoso. A linguagem de Deus é de alguém
amoroso que fora traído por aqueles que normalmente deveriam amá-Lo. Por essa
razão Sua linguagem é tão terrível, acusando de forma verossímil nosso pai de
ser um adúltero e nossa mãe de ser uma prostituta.
Note bem caro leitor, um Deus santo
falando na Sua ira e mostrando o quanto o ser humano é o que é no coração e que
nada tem com Ele. Mais do que isso, Ele está mexendo com a família inteira. A
imensa família de Adão é igual. Mesmo que aqui haja diferença e os homens mesmo
mostrem discriminação. Mas a verdade é que na linguagem do Senhor tudo isso
some e os homens são vistos iguais no coração. Caro leitor, tudo isso tem como
finalidade mostrar que esse mesmo Deus é riquíssimo em compaixão e Ele afirma
que visita aqueles que se humilham perante Sua Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário