“Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da
agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra
quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois
filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na
concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e
sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
Caro leitor, tomei este texto de Isaías
para mostrar na linguagem pitoresca de Deus o que realmente significa
depravação total. É claro que tal ensino mexe com nosso orgulho, porquanto
todos nós devemos saber de onde viemos e o que somos no pecado. É claro que o
verdadeiro crente foi tirado dessa vil condição para pertencer a Deus para
sempre (Colossenses 1:13). Mas ao expor essa passagem quero me concentrar ao estado
do homem no pecado, sua origem e seu viver diário. Enquanto vislumbrarmos essa
linguagem do Senhor, procurarei ignorar quem é crente e quem não é. Os salvos
precisam entrar nesse ambiente que nos mantém humilhados e quedados aos pés
Daquele que nos salvou, usando de misericórdia conosco.
Caro leitor, quero que você saiba que a
linguagem é de Deus, pois as Escrituras foram inspiradas por Ele. Nenhum homem,
ninguém, nem mesmo um profeta como Isaías inventaria exposição tão aterradora
acerca do homem, conforme a passagem descreve. Então, não há razão para que
fiquemos revoltados. Os homens precisam se humilhar, especialmente porque nas
Escrituras eles podem ver um Deus que tudo revelou a nosso respeito. Onde
encontraríamos neste mundo um ensino tão revelador como esse? O mundo mantêm
essas verdades em lugares bem escuros, a fim de que os homens nada saibam e
assim sejam mantidos na escravidão.
Outro detalhe é que estaremos
envolvidos com uma linguagem bem hebraica. Deus no Velho Testamento jamais
deixa a linguagem que Ele sempre usou com o povo judeu. Os pregadores devem se
esforçar para entender o que o Senhor está falando e tornar a linguagem bem
clara para nosso viver. Quando vou para a Bahia visitar meus parentes, procuro
ali comunicar com a mesma linguagem dos baianos, conforme aprendi quando ali
vivia na minha infância.
Outro fator importante na compreensão
do texto, é que todo ensino está em plena harmonia com toda Escritura. A
doutrina tem o apoio total de toda Bíblia, portanto não há base para que
queiramos achar passagens que contradizem aquilo que é nos ensinado pelo
Espírito de Deus. Também, devemos lembrar que o Deus da Bíblia é santo e seu
tratamento com o pecado é o mesmo. O livro de Deus é um livro sempre atual. A
bíblia não é como a notícia de um jornal, que só serve para hoje, amanhã será
sem proveito. O homem é o mesmo; a família da queda no Éden está aí, agindo com
a mesma malícia e munida de um coração perverso, mesmo que hoje pareça mais
educado e refinado com as grandes descobertas tecnológicas. Você pode criar um
leão em sua casa, mas ele jamais deixará de ser carnívoro, com todo instinto
selvagem. Assim é o homem no pecado.
Creio então que o ensino é precioso e
oportuno, porque nós precisamos saber
quem somos nós. Precisamos saber que por detrás de toda aparência está a
malícia e a maldade de homens e mulheres que caíram em Adão e que nada neste
mundo pode mudar a tão triste condição do homem no pecado. Mas tudo é contado a
fim de que homens e mulheres ouçam a história da cruz; porque Deus enviou Seu
Filho a este mundo. O homem é o que é no pecado; ele vai de mal a pior no
pecado. Mas é aí que aparece o grande Salvador com Sua tão grande salvação.
Caro leitor, esses ensinos vêm para
mostrar que onde o pecado aumentou tremendamente, a graça de Deus ilumina tudo,
mostrando um Deus cheio de compaixão. A verdade a nosso respeito é triste,
desconfortável e aterrorizante, mas é tudo verdade! Deus não está mentindo. Ele
quer que saibamos que nada há em nós que possa merecê-Lo, e que somente há um
Salvador precioso – o Seu Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário