“Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da
agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra
quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois
filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na
concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e
sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
INTRODUÇÃO:
Amado leitor, estamos diante de mais
uma incrível passagem bíblica, que parece tão enigmática. Mas quero tomá-la, a
fim de mostrar o ensino precioso que Deus tem para nós pecadores. Certamente é
meu dever considerar a linguagem hebraica, cheia de figuras de linguagem e tão
poética. O fato é que precisamos voltar de coração à Palavra de Deus;
precisamos conhecer o que ela ensina a respeito do nosso grande Deus;
precisamos conhecer o que ela expõe acerca da situação do homem no pecado.
Vivemos num mundo enganador, especialmente cheio de mentiras religiosas e todas
elas aparecem disfarçadas, mas chamando Deus de mentiroso. A voz da serpente
continua ecoando neste mundo e atraindo as multidões para suas mentiras. Em
nossos dias o humanismo tem mostrado sua força e disposição de negar a
autoridade da Palavra. Por essa razão é que precisamos tomar toda Escritura, a
fim de fazê-La brilhar intensamente sua gloriosa luz.
Caro leitor, precisamos conhecer quem é
o homem no pecado; precisamos deixar o abc desse conhecimento e assim entrar
nos mais profundos ensinos trazidos à nós pela revelação que nos foi dada. Eu sei
o quanto a natureza maligna foge disso, porque não queremos que a Bíblia revele
nossa genuína foto, conforme a verdade. Não queremos ser descobertos em nossa
maligna, mas real condição. O que acontece é que fugimos desse desconforto e de
sentimentos terríveis no íntimo. Mas não há algo mais salutar do que essa
humilhação perante os fatos trazidos pela Palavra de Deus a nosso respeito, de
onde viemos, o que fazemos neste mundo e para onde vamos.
Vamos tomar essa passagem do cap. 57 de
Isaías, dos versos 3 ao verso 10. Não coloquei toda passagem no cabeçalho, para
não ocupar o pouco espaço que temos de uma página por dia. O leitor atento
certamente há de considerar estes escritos com a Bíblia aberta, examinando tudo
à luz daquilo que Deus tem mostrado, vendo se é verdade ou não é, aquilo que o
pregador está transmitindo. É claro que a passagem é difícil de ser entendida,
mas deveremos entendê-la à luz do seu contexto. No texto Deus está mostrando à
nação a salvação que traria ao mundo por meio do Seu Servo – Seu Filho que
viria ao mundo. Se quisermos ver a grandeza dessa maravilhosa salvação, precisamos
compreender o terror do pecado. Quanto maior é a gravidade da enfermidade,
maior necessidade a presença do médico.
Caro leitor, examine bem o texto, o
cap. 57 inteiro, porque para ampliar a grandeza dessa salvação, o Senhor expõe
a seríssima condição dos ímpios no pecado e em seguida exalta a majestade
divina. É um comentário terrível, mas fiel a respeito da condição pela qual
andam os ímpios neste mundo. Não esqueçamos que para Deus mostra só dois tipos
de pessoas no mundo, e o próprio texto apresenta: O justo e o ímpio, o salvo e
o perdido, o que está em paz com Deus e que vive em constante guerra no íntimo
contra Deus.
Caro amigo, a bíblia é um livro
revelador! Não adianta fugir do livro de Deus, porque tudo foi escrito para
nosso bem. Os horrores descritos a nosso respeito vão simplesmente mostrar o
quanto a salvação vinda Dele é preciosa. Ele descobre nosso viver e mostra de forma
escancarada tudo o que passa em nós e que é transformado em prática. Se você
veio para ouvir a verdade conforme nos foi entregue, certamente sua humilhação
perante a Palavra será de grande valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário