“Alegrai-vos
no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de
coração” (verso 11)
A
MANIFESTAÇÃO DA FELICIDADE
Caro leitor vamos concentrar nosso
esforço em conhecer os mistérios que envolvem a felicidade do crente, porque é
algo completamente oculto dessa mentalidade oca e vaidosa deste mundo vil. O
mundo vive energizado pelas circunstâncias agradáveis e quando tudo falha tudo
é desmoronado. Mas, a felicidade do crente é diametralmente oposta àquilo que
os mundanos pensam sobre o viver feliz neste mundo.
Vemos no texto que a causa da
felicidade do crente é o Senhor, por essa razão é que aparece a ordem: “Alegrai-vos
no Senhor...”. Já pude introduzir esse assunto mostrando Seu amor
eterno experimentado ali na cruz. Mas, podemos prosseguir afirmando que nosso
grande EU SOU é o motivo de nossa suprema felicidade, porque é Ele quem
cuida de cada uma de suas ovelhas. Nunca há de faltar suas provisões
espirituais, mentais e físicas para Seus escolhidos. Quantas palavras sábias e
afetuosas saem dos lábios do Bom Pastor, a fim de alentar-nos na jornada
difícil rumo ao céu: “Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino” (Lucas 12:32)! Ele sabe
perfeitamente que qualquer coisa a mais que aquilo que realmente necessitarmos
for posta em nossas mãos resultará em peso que dificultará nosso andar. Ele
perfeitamente bondoso e sabe que nossa felicidade consiste em estar apegados ao
Seu amor, por essa razão necessitamos de disciplina daquele que nos tomou por
filhos (Hebreus 12:7).
Nosso
Senhor também é nosso bem supremo. Acheguemos a Ele, amado leitor!
Conheçamos por meio da revelação escrita Aquele que desceu do céu a fim de
buscar homens e mulheres tão vis e miseráveis! Que não tenhamos medo de
aproximar Dele em oração, com fé sincera e humilde submissão! Não há qualquer
reprimenda na graça! Não há qualquer censura naquele que se tornou semelhante a
nós, em tudo, com exceção feita no pecado. Mais perto Dele em santa comunhão
ampliará e realçará a que vem Dele para o coração e que embasa a alma de calma
e paz. Amado leitor, que não tenhamos medo de aproximar dessa fonte de amor
perene e manancial de luz! Ele deve ser também a perfeita causa da nossa
admiração. Todo viver de Paulo era voltado num intenso desejo de conhecer
Aquele que tanto lhe amou, por isso o apóstolo tomou como alvo supremo alcançar
essa bênção infinitamente maior (Filipenses 3).
Mas o texto
não se finda nessa ordem: “Alegrai-vos no Senhor...”, porque
imediatamente aparece a vitória dessa felicidade: “...regozijai-vos...”.
Veja caro leitor como devemos caminhar do primeiro degrau para o segundo,
porque a alegria deve ser transformada em regozijo. Todo nosso problema está no
fato que vivemos buscamos o Senhor rapidamente; que estamos interessados nas
bênçãos materiais, ocupados demais com nossos interesses terrenos. Somos como
Marta, querendo fazer o café e assar o bolo e não como Maria que quedava-se aos
pés do Senhor, a fim de aprender Dele.
Amado
leitor, não devemos nos apartar da “Tenda da congregação”, pois é ali que está
o Senhor! Aprendamos negar a carne com suas ocupações vãs. Não cheguemos
perante o Senhor na busca de um “cheque assinado”. Cheguemos sim para admirar
esse Ser glorioso! Ó, quão maravilhosa é Sua Palavra! Quanto mais tempo perante
esse livro, maior será o conhecimento desse semblante santo! Quanto mais desejo
tivermos de ouvir Sua voz, mas alegria e liberdade teremos de falar com Ele.
Assim, o mundo cada vez mais tornará tão distante, tão sujo! Assim brilhará Sua
luz em nós e irradiaremos Sua glória perante este mundo.
Que estejamos realmente motivados a andar assim e que
nosso ser seja mobilizado pela fé, em santa coragem que supera a carne,
ordenando que toda natureza vil e carnal se submeta ao Rei:“Por
que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário