“Curai enfermos,
ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes,
de graça daí” (Mateus 10:8).
LIDANDO COM O PECADO: “...purificai leprosos...”
Caro
leitor, estou tentando mostrar o quanto a lepra mostra simbolicamente o que é o
pecado e seus efeitos. O que a lepra era para o corpo, assim o pecado é para o
homem em sua totalidade. Os efeitos do pecado, em comparação com a lepra são
infinitamente piores. Para o pecado não há remédio no meio dos homens; não há
religião que possa sanar o pecado. Podem os homens inventar o que quiserem na
tentativa de erradicar essa miséria eterna com seus efeitos mortíferos, tudo
não passará de fracasso. A mensagem do evangelho vem para mostrar a todos que
não há remédio, que quanto mais mexer com isso conforme os métodos humanos,
pior fica. É como alguém se afundando na areia movediça, pois quanto mais mexe,
mas o peso do corpo é atraído para o fundo.
Mas a
mensagem santa do evangelho vem notificar a todos essa real situação na qual
todos os filhos de Adão estão envolvidos. Aliás, não há outro livro que
relatará fiel e perfeitamente a condição do homem perante Deus. Entre os homens
nada disso foi revelado; no tocante ao pecado e a culpa do homem, o mundo
procura esconder tudo. Deixados sem a Palavra de Deus os homens submergem nesse
mar de engano e de fraudes religiosas. O mundo inteiro vive debaixo desse
sistema enganador, mesmo os países considerados cultos e que mais se aproximam
da Palavra de Deus.
Mas o
evangelho não somente veio mostrar a culpa eterna e terrível do homem, como
também veio apresentar o remédio eficaz contra essa “lepra maligna”. Enquanto
homens e mulheres viverem na ignorância da Palavra será pior, porquanto somente
a Bíblia conta nossa condição tão triste: “Bem longe de Deus eu andava, um
pobre perdido fui eu” (letra de um
antigo hino). O evangelho é a doce manifestação da compaixão de Deus neste
mundo, a fim de mostrar a resposta de Deus aos homens – Cristo Jesus. Quando
Paulo pregou à casta religiosa de Jerusalém, com toda ousadia pode testificar: “Porque abaixo do céu não existe outro nome,
dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).
Caro amigo,
a mensagem santa vem anunciar a todos nossa miséria? Sim! A bíblia não esconde
nossa condição, porquanto “Fiel é a
Palavra...” (1 Timóteo 1:15). Afastar-se do livro de Deus é afastar da
misericórdia; é buscar inutilmente a água da vida. Notem o que a Bíblia afirma:
“...e o sangue de Jesus, seu Filho nos
purifica de todo pecado”. Veja esse Deus de amor que se apresenta aos
pecadores com Sua mensagem e com Sua provisão eterna, mediante o sangue do Seu
Cordeiro Amado. Por que buscar as águas sujas deste mundo? Por que ouvir a voz
mentirosa da serpente enganadora? Por que correr desse Deus que se manifestou a
nós pecadores, sem que nós merecêssemos essa revelação?
Caro
leitor, você está decidido a andar e vaguear neste mundo, carregando em seu
ser, em seu coração, na alma e em seu corpo todos esses sintomas da lepra
espiritual? Acha você que alguém limpo, que não foi contaminado e que está
livre da morte eterna? Sua condição física, caminhando para a sepultura é uma
prova clara da sua condição no coração, porquanto o salário do pecado é a
morte. Quer prova maior do que essa? Veja o Deus que se manifestou em soberana
graça para livrar o pecador e você acha que sua situação não é tão grave assim?
Nenhum comentário:
Postar um comentário