quinta-feira, 9 de outubro de 2014

TRABALHO PERFEITO DO EVANGELHO (13)




Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).
LIDANDO COM O PECADO: “...purificai leprosos...” 
         Caro leitor, estou tentando mostrar o quanto a lepra mostra simbolicamente o que é o pecado e seus efeitos. O que a lepra era para o corpo, assim o pecado é para o homem em sua totalidade. Os efeitos do pecado, em comparação com a lepra são infinitamente piores. Para o pecado não há remédio no meio dos homens; não há religião que possa sanar o pecado. Podem os homens inventar o que quiserem na tentativa de erradicar essa miséria eterna com seus efeitos mortíferos, tudo não passará de fracasso. A mensagem do evangelho vem para mostrar a todos que não há remédio, que quanto mais mexer com isso conforme os métodos humanos, pior fica. É como alguém se afundando na areia movediça, pois quanto mais mexe, mas o peso do corpo é atraído para o fundo.
         Mas a mensagem santa do evangelho vem notificar a todos essa real situação na qual todos os filhos de Adão estão envolvidos. Aliás, não há outro livro que relatará fiel e perfeitamente a condição do homem perante Deus. Entre os homens nada disso foi revelado; no tocante ao pecado e a culpa do homem, o mundo procura esconder tudo. Deixados sem a Palavra de Deus os homens submergem nesse mar de engano e de fraudes religiosas. O mundo inteiro vive debaixo desse sistema enganador, mesmo os países considerados cultos e que mais se aproximam da Palavra de Deus.
         Mas o evangelho não somente veio mostrar a culpa eterna e terrível do homem, como também veio apresentar o remédio eficaz contra essa “lepra maligna”. Enquanto homens e mulheres viverem na ignorância da Palavra será pior, porquanto somente a Bíblia conta nossa condição tão triste: “Bem longe de Deus eu andava, um pobre perdido fui eu”  (letra de um antigo hino). O evangelho é a doce manifestação da compaixão de Deus neste mundo, a fim de mostrar a resposta de Deus aos homens – Cristo Jesus. Quando Paulo pregou à casta religiosa de Jerusalém, com toda ousadia pode testificar: “Porque abaixo do céu não existe outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).
         Caro amigo, a mensagem santa vem anunciar a todos nossa miséria? Sim! A bíblia não esconde nossa condição, porquanto “Fiel é a Palavra...” (1 Timóteo 1:15). Afastar-se do livro de Deus é afastar da misericórdia; é buscar inutilmente a água da vida. Notem o que a Bíblia afirma: “...e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado”. Veja esse Deus de amor que se apresenta aos pecadores com Sua mensagem e com Sua provisão eterna, mediante o sangue do Seu Cordeiro Amado. Por que buscar as águas sujas deste mundo? Por que ouvir a voz mentirosa da serpente enganadora? Por que correr desse Deus que se manifestou a nós pecadores, sem que nós merecêssemos essa revelação?
         Caro leitor, você está decidido a andar e vaguear neste mundo, carregando em seu ser, em seu coração, na alma e em seu corpo todos esses sintomas da lepra espiritual? Acha você que alguém limpo, que não foi contaminado e que está livre da morte eterna? Sua condição física, caminhando para a sepultura é uma prova clara da sua condição no coração, porquanto o salário do pecado é a morte. Quer prova maior do que essa? Veja o Deus que se manifestou em soberana graça para livrar o pecador e você acha que sua situação não é tão grave assim?

Nenhum comentário: