“Alegrai-vos
no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de
coração” (verso 11)
A
MANIFESTAÇÃO DA FELICIDADE
Prezado leitor, que o Senhor em Sua
misericórdia venha nos mostrar as preciosidades da Sua graça nesse verso tão
revelador! Que sejamos sábios no conhecimento do viver feliz, não conforme os
padrões do mundo, mas sim segundo os princípios eternos revelados na Palavra!
Que fujamos da atitude de querer unir um pouco da Palavra de Deus com nossas
opiniões e atitudes; acobertar nossas maldades e inclinações carnais com sabores
bíblicos.
Já dei a introdução que creio ter sido
fundamental na compreensão não só do texto, como também de todo esse incrível
salmo. Vimos também como o assunto é, por assim dizer, “a ordem do dia” da
mensagem das Escrituras aos homens. Vimos que a felicidade nasce na cruz, no
perdão mediante o sangue remidor, quando o homem ali é reconciliado com Deus e
feito justo com a justiça do Filho. A felicidade é despontada no coração de
homens e mulheres que foram justificados: “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó
justos...”. Mas a justificação produz a santificação; revela que Deus
mudou o coração, fazendo um novo homem obra da nova criação: “...exultai,
vós todos que sois retos de coração!”. O leitor atento há de perceber
que não há felicidade fora desse fundamento eterno; que não há como ser feliz
andando neste mundo num viver tortuoso e na prática da iniquidade. Se não
houver uma mudança no coração, o que somente a graça de Deus faz é impossível
participar desse contexto glorioso visto no verso 11.
Agora chegou o momento para que
examinemos outra preciosa lição vista no próprio texto. Vejamos bem que a
felicidade dos salvos é algo misterioso. O que quero dizer é não há possibilidade
de ser entendida, pesquisada e conhecida pela mente natural, ou mesmo pelos
recursos mundanos. Por quê? Ora, o mundo sempre entende que felicidade é algo
emocional, sensual, ligando sempre com a natureza inclinada às paixões. Voltemos
ao texto, porque ali nada vemos disso. O Espírito de Deus está ordenando: “Alegrai-vos...
regozijai-vos... exultai...”. Veja como a felicidade é algo espantoso!
Enquanto os mundanos buscam felicidade em circunstâncias boas, como sucesso
financeiro, saúde, paz social, etc. os verdadeiros crentes são ordenados a
mostrar ao mundo o que eles têm no coração! Mesmo que por fora tudo é negativo,
somente lutas e motivos de tristezas e desânimo, mesmo assim aos santos é
ordenado: “Alegrai-vos... regozijai-vos... exultai...”.
Acho que preciso ilustrar essa verdade.
Veja Paulo e Silas naquela masmorra em Filipos (Atos 16). Suas costas
sangrando, com muitas dores devido aos açoites; tudo era motivo de ira,
desânimo e revolta contra Deus. Mas, o que a bíblia diz? “... Paulo e Silas oravam e cantavam hinos
a Deus, enquanto os presos os escutavam” (verso 25). Dá para o amigo leitor entender
isso? Não é algo literalmente espantoso para a compreensão mundana? Por quê? A
resposta é que onde somente a fé entra a incredulidade jamais há de
penetrar. Não esqueçamos caro leitor, que o justo, somente o justo viverá da fé
(Habacuque 2:4).
Então, para
completar meus comentários de hoje, digo e afirmo que a felicidade é algo que
brota de corações que creram e continuamente crêem! A felicidade habita em
corações santificados, cheios de gratidão, cheios da graça, cheios de temor e,
acima de tudo, são corações submissos! A fé que nasce num coração arrependido é
obediente a Deus; nunca há de desafiar Deus! Nunca há de querer mudar
situações! Nunca dirá: “não aceito isso de errado que está acontecendo”!
Acima de tudo, homens e mulheres felizes são aqueles que têm as jóias da graça
de Deus em seus corações! Carregam consigo o amor, a alegria, a paz, a certeza
da glória, a segurança no viver e são absolutamente triunfantes! Por essa razão
podem obedecer as ordens do Rei da glória quando Ele ordena: “Alegrai-vos...
regozijai-vos... exultai...”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário