terça-feira, 30 de setembro de 2014

TRABALHO PERFEITO DO EVANGELHO NA SALVAÇÃO (9)




Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).
         CURAI OS ENFERMOS:
         Caro leitor, quando os homens são salvos, acontece algo inédito, glorioso. O homem interior é renovado; nasce uma nova criatura; nasce o homem em Cristo. O evangelho moderno desconhece a poderosa atuação interna da graça, tirando o velho, duro e obstinado coração do homem. A mensagem moderna acerca da salvação trata apenas do aspecto físico e psicológico do homem, enquanto o verdadeiro evangelho invade o interior e chega até às profundezas do coração, a fim de realizar aquilo que somente a poderosa graça faz na alma arrependida.
         Quando o homem é mudado no coração, eis que por fora tudo é colocado em seu devido lugar. Veja amigo, que o corpo daquele que é salvo permanece o mesmo. O salvo, fisicamente não se torna um super homem; não se torna invulnerável aos perigos que cercam este mundo. Nossos corpos são tais quais tendas que podem ser desmanchadas a qualquer instante. Quando eu era criança e na minha adolescência costuma visitar meus tios que moravam nas fazendas na redondeza da cidade onde nasci. As casas deles eram feitas de pau a pique, por isso facilmente desmanchavam com o tempo. Comparo aquelas casas com nossos corpos, os quais agora estão sendo desmanchados com o tempo, por causa dos efeitos terríveis do pecado.
         Caro leitor, o que temos por fora é como casca de ovo – extremamente frágil. Deus não nos prometeu um corpo forte e isento de enfermidades. Paulo sofria de um problema físico (alguns acreditam que era uma enfermidade em seus olhos). Aquilo para ele era um “espinho na carne”. Muitas vezes ele rogou ao Senhor que o libertasse daquilo, mas o Senhor simplesmente não respondeu, porquanto o apóstolo precisava da força da graça, a fim de mantê-lo humilde diante de tantas revelações (2 Coríntios 12). Caro amigo, não esqueçamos que esse corpo é o “corpo da humilhação” (Filipenses 3:21), mesmo que seja um lindo e forte corpo, um lindo rosto, etc. Não há qualquer promessa de que seremos fisicamente melhores aqui. Muitas vezes o Senhor nos preserva da morte ou de alguma enfermidade, mas Ele o faz na Sua infinda compaixão, ou mesmo porque tem em vista utilizar Seus servos.
         Então, caro leitor, houve um trabalho perfeito do evangelho no tocante aos nossos corpos? Podemos afirmar que a salvação trouxe perfeita cura física? Claro que sim! A salvação em Cristo nos garantiu corpos perfeitos! A nossa parte externa está sendo destruída, a fim de preparar o lugar para o perfeito corpo da ressurreição! Foi por essa razão que Paulo escreveu o precioso cap. 8 de Romanos. Paulo está mostrando aos santos que apesar de estarmos ainda aprisionados a esse corpo do pecado, corpo que tanto nos limita aqui e nos faz sofrer, um dia, na ressurreição teremos um corpo santo e livre de todas essas perturbações: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Romanos 8:11).
         Caro leitor, o que importa agora é que você saiba se essa esperança brilha como luz eterna em seu coração. Se você não foi salvo, eis que não há qualquer esperança, a não ser a certeza da miséria eterna.

Nenhum comentário: