quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PECADO, JUSTIÇA E JUÍZO (15 de 16)



“...MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos Medos e Persas” DANIEL 5:26-28
AS BOAS NOVAS SALVADORAS CHEGANDO:
         Caro leitor estou concluindo a abordagem em torno desse acontecimento narrado no livro do profeta Daniel. Sei que falei tanto sobre o juízo; trouxe desespero aos corações de muitos, mas tudo isso tem como objetivo despertar os corações para o temor ao Senhor. Quando parece que tudo à frente é intransponível, eis que a fé verdadeira aparece para mostrar o quanto Deus estende Sua compaixão aos pecadores. A Palavra de Deus não facilita o caminho para a fé, não põe tapetes mágicos para facilitar o acesso a Deus. Sempre os montes e os rochedos das impossibilidades aparecem para que a “águia” alce seu voo.
         Caro leitor, o texto de Daniel expôs somente e tão somente o pecado, a justiça e o juízo. Onde aparece a maldade do coração do homem, imediatamente surge a balança da justiça e enfim o abismo do juízo é revelado. Ora, o mundo é o lugar dessas três manifestações, conforme nosso Senhor mostra em João 16. Toda luta de satanás neste mundo é fazer com que os homens não vejam isso; seus olhos são tapados e eles vagueiam em trevas, atraídos por meio de satanás com o cheiro do pecado, igualmente leões são atraídos pela carne. Quando as multidões não reconhecem essas três atividades do Espírito de Deus neste mundo, eis que é profundo sinal de juízo. É bem perceptível essa atividade maligna nesta atual geração, pois vemos as multidões impregnadas de pensamentos vaidosos; ignoram completamente o que a Bíblia diz a respeito de quanto o pecado é terrível e que exige punição. Por essa razão há necessidade de que a lei de Deus seja pregada, e mostrados todos os seus terrores, a fim de que nesse embalo da maldição da lei homens e mulheres clamem por misericórdia.
         Para isso quero transportar meus leitores ao maravilhoso texto de Jeremias 9:24: “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”. Considero este texto de vital importância para fechar o tema com a “chave de ouro” da misericórdia de Deus. O fato é que por meio de Jeremias Deus está falando a um povo rebelde, e conscientemente devotado aos ídolos. Não obstante os avisos de Deus acerca da justiça e dos juízos de Deus que estavam chegando por meio dos Caldeus, o povo permanecia afeiçoado aos seus pecados, como hienas em torno da presa. Deus está mostrando que se há algo em que o homem deve se gloriar, não é em seus pecados, não é em sua força, não é seus bens e nem em sua cultura, pois tudo isso vira simplesmente farrapo ante a visitação da Ira santa de Deus. Positivamente o homem deve se gloriar em conhecer o Senhor Deus e saber que Ele faz essas três coisas na terra: Misericórdia, justiça e juízo.
         Então caro leitor, veja bem que no texto de Jeremias 9:24 o pecado é retirado. Bem diferente do caso de Belsazar. Por quê? Porque Deus neste mundo dá plena vazão à Sua misericórdia! A Palavra de Deus está cheia desse ensino, especialmente e diretamente nos Salmos: “Porque a sua misericórdia dura para sempre”. Mas, o próprio fato de Deus estar comunicando com os homens por meio de profetas, apóstolos e em especial por meio do Seu Filho encarnado é pura manifestação de misericórdia. Isso é indiscutível. Homens e mulheres de fé se gloriaram nisso! Quando conheceram esse Deus homens se curvaram, reconheceram sua miséria, como que ficaram emudecidos, pasmados! Caro leitor, eis aí a mais preciosa lição da Palavra! O Senhor manifesta-Se aos homens para mostrar Seu glorioso caminho de salvação e que essa salvação vem por causa da Sua misericórdia, é imbuída de justiça e revela Seu profundíssimo juízo. Veja amigo a largura e comprimento da misericórdia, a altura do juízo e a profundidade do Seu juízo.

Nenhum comentário: