sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PECADO, JUSTIÇA E JUÍZO (16 de 16)



“...MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos Medos e Persas” DANIEL 5:26-28
AS BOAS NOVAS SALVADORAS CHEGANDO:
         Caro leitor, em meio ao juízo eis que em Jeremias 9 deparamos com o Deus que arranca o termo “pecado” e em seu lugar faz brilhar com intensidade a palavra “misericórdia”. No caso de Belsazar não houve misericórdia. Foi assim com Caim, com Esaú, com Faraó e com milhares que ousam viver brincando em seus pecados. Caro leitor, quando a palavra “misericórdia” é retirada, eis que a justiça e o juízo aparecem como terror. Mas é meu propósito agora encerrar esse tema ressaltando bem as ternas compaixões de Deus.
         Quando a misericórdia ocupa o lugar é Deus em Sua graça anunciando que há salvação aos perdidos. Foi assim que Deus agiu com o tirano Nabucodonosor. A punição contra aquele altivo monarca veio para funcionar como um castigo temporário; veio com o intuito de levá-lo à humilhação. Seus anos como rei os levaram ao auge da soberba, mas seus sete anos no mato levaram á profundeza da miséria. Meu caro leitor, como podemos olvidar essas coisas? Eu sei o quanto os homens modernos desconhecem suas perversidades e que por isso se alegram em suas festas de prazer. A salvação de Deus exibe sua gloriosa e perfeita função quando os homens vão ao desespero. Que diferença entre Saulo e Nabucodonosor? Nenhuma! As perversidades do rei da Babilônia eram vestidas de suntuosos trajes de poder, enquanto as de Saulo eram embebidas na “salmoura” de uma religião enganosa. Mas ambos foram igualmente ao pó; ambos puderam conhecer que perante o Senhor o pobre homem não passa de um mero mosquito.
         Esses fatos historicamente inspirados foram registrados para anunciar aos homens que o  Deus do Velho Testamento é o mesmo Senhor da Glória do Novo Testamento (Tiago 2:1). Em todos os tempos Deus tem anunciado aos homens que o reino é Dele; que Ele reina no céu e na terra e que o viver atrevidamente no pecado está agora mesmo sob as ameaças da Sua Ira. O convite ao arrependimento sempre foi dirigido aos homens e Deus sempre deixou o Seu lugar exaltado para comunicar Seu amor aos perdidos pecadores. Deus está anunciando a todos, em todos os lugares que há salvação e que Ele mesmo é o Salvador bendito. Note bem, caro leitor, que quando a misericórdia paira sobre homens e mulheres, eis que imediatamente a justiça de Deus se manifesta como o sol ao meio dia; imediatamente Deus traz do céu Sua perfeita provisão para os perdidos; imediatamente o Senhor se manifesta aos homens como Aquele que perfeitamente perdoa os pecados e esquece as transgressões.
         Caro leitor, o que você deseja agora? Ser visitação por um Deus que pode mostrar quem você realmente é no pecado e que sua justiça nada tem de valor e que a punição eterna é o castigo merecido? Ou você quer conhecer pela fé a face graciosa e receptiva de Deus em Cristo? Por que não aproveita o tempo chamado Hoje, a fim de ocupar-se com sua salvação? Por que não buscar a segurança eterna de sua alma? Por que não se humilhar, a fim de reconhecer um Deus que agora fala por meio da Sua Palavra? Quando o pecador se humilha e se arrepende, eis que a misericórdia anuncia que o pecado é cancelado imediatamente: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam cancelados os vossos pecados...” (Atos 3:19).
         Veja que quando há humilhação aqui, eis que festa de glória está chegando lá do céu e os anjos perplexos ficam admirados com esses fatos. O que Deus faz? Ele simplesmente cancela o pecado e lança tudo ao esquecimento. Não é maravilhoso para você? Eu sei que quando um pecador se arrepende, eis que o mundo se torna um lugar intolerável e jamais ele será bem-vindo aqui. Por quê? Porque agora é pertence ao Senhor para sempre!

Nenhum comentário: