terça-feira, 30 de setembro de 2014

A FELICIDADE BÍBLICA (34)



 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)
A APRESENTAÇÃO DO HOMEM FELIZ: “...mas o que confia no Senhor...”
         Caro leitor, o final deste salmo é algo magnífico, porquanto quem aparece é o homem verdadeiramente feliz. Veremos isso no final do verso 10, mas com uma apresentação digna de nossa observação no verso 11. Na apresentação do homem feliz nada tem daquilo que tanto espera a natureza carnal, porque o que o Espírito de Deus faz é mostrar ao mundo o homem que Deus transformou pela verdade da cruz. A felicidade verdadeira tem uma estrutura firme e inabalável; está firmada na Rocha dos séculos; ancorada na firme e eterna promessa da segura salvação mediante o sangue remidor, conforme o estribilho de um belo hino:
                Na redenção firmado estou, meu cativeiro já findou
                Contente cantarei louvou ao meu glorioso redentor
         Veja caro leitor, que não há como explicar a verdadeira felicidade para o mundo, porque é estranha essa linguagem à mente natural (1 Coríntios 2:14). É um tesouro encoberto aos olhos dos grandes, poderosos e ricos deste século. Mas é minha tarefa expor essas verdades, pois sei que há pecadores por quem Cristo morreu que estão buscando a felicidade que invade a alma, que avança de glória em glória e pode ser demonstrada neste mundo perante a perplexidade dos ímpios.
         Vemos que há uma base sólida e inabalável no viver do homem feliz: “...mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá”. Eis aí o segredo e surge a primeira e mais importante lição. Ela aparece numa fé que começou com Deus e continua com Ele: “...confia no Senhor...”. Meditemos nisso, porque a fé firme e corajosa do homem feliz repousa em seu Senhor e Salvador. Ao olhar a origem de tudo isso saberemos que a felicidade eterna está no coração de um homem que tem o temor do Senhor; de uma alma que foi a Ele por causa de Sua compaixão demonstrada em Cristo Jesus. Ora, ninguém pode ir a Deus se não for atraído por Ele mesmo: “...Pois quem por si mesmo ousaria chegar-se a mim? diz o Senhor” (Jeremias 30:21). Então, a fé que realmente confia tem seu início na cruz, mediante a poderosa atuação daquele que ali conquistou a fé para Seu povo. Paulo demonstra isso em sua própria experiência em Gálatas 2:20: “...vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por mim”.
         O leitor atento há de perceber que a fé verdadeira não murcha, não apaga com o tempo. A confiança que o pecador deposita no Salvador para o perdão, salvação e segurança eterna, há de persistir durante seu viver, conforme vimos em Romanos 1:17: “...de fé em fé, como está escrito: o justo viverá da fé”. Caro leitor, estou enfatizando que a felicidade verdadeira deriva da cruz para um coração contrito, arrependido e que confesso. Uma pessoa assim há de persistir nessa confiança dia após dia. Preste atenção no texto: “...mas o que confia no Senhor...”, não ...”o que confiou...”. Estou delongando nesse assunto porque há uma confiança tão badalada em nossos dias, tudo por causa de uma pregação barata e açucarada a respeito da graça. Isso tem trazido tantos males para a vida daquele que acha que é crente.
         Ora, não existe alguém mais feliz no viver do que aquele que em humildade, submissão e temor vive na dependência diariamente do Deus da bíblia. O Senhor habita no céu e habita num coração contrito. A felicidade genuína tem essa verdade como base e assim está pronto para a caminhada rumo à felicidade eternal no céu. Eis aí o crente verdadeiro! Eis aí alguém cuja alma repousa numa paz que jamais será arrancada pelos vendavais deste mundo! Nada é falado a respeito da condição material dele; nada aparece das promessas ocas feitas por homens de torpe ganância, como vemos em nossos dias! O homem salvo é feliz e essa felicidade consiste no fato que ele “...confia...” no Senhor! Seu Deus é seu Salvador e Senhor; é sua fortaleza, torre forte, amparo, segurança e sustento!
         Caro leitor, em qual alicerce você tem estruturado sua vida, a fim de buscar felicidade?

Nenhum comentário: