segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DECISÃO DEFINIDA (24)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A BENÇÃO DAS ANTIGAS VEREDAS: (sexta).
                  Caro leitor prossigamos juntos vendo as jóias preciosas achadas no bom caminho por onde anda o convertido. Na meditação anterior vimos a respeito da paz com Deus alcançada definitivamente, quando a alma é perdoada e justificada para sempre mediante o sangue remidor. É na salvação achada em Cristo que o pecador passa a andar pelo bom caminho; é quando a alma é reconciliada com Deus mediante o serviço glorioso do Filho de Deus, único mediador entre Deus e os homens (1Timóteo 2:5). É impossível para o homem caminhar rumo ao céu, em plena e absoluta certeza, sem que tenha compreensão de sua salvação achada em Cristo.
         Mas a santa Palavra nos apresenta também a paz de Deus (Filipenses 4:7). O mundo oferece aos seus, a paz com o mundo e a paz do mundo, ambas perigosíssimas. Satanás tenta imitar a Deus; é habilidosíssimo em seus truques com os quais manipula os corações numa confiança e tranqüilidade rumo à perdição. Mas, fixemos nossos olhos na excelência do verdadeiro caminho onde o pecador arrependido pode achar os reais e eternos valores. O caminho de Deus foi preparado para que o justo possa andar por ele. Nesse caminho rumo ao céu nada tem daquilo que tanto agrada as paixões carnais impregnadas no homem natural. É pela fé que os santos marcham firmemente rumo ao portão da Nova Jerusalém. Quantos perigos têm por esse trajeto! Satanás não cessa de atacar o povo de Deus com tentações e perseguições; o mundo voraz fomenta suas idéias apóstatas a fim de desviar os fiéis da sua rota; é grande a luta até o fim para aquele que participa do exército do Senhor no combate contra o mal. O povo de Deus é exortado continuamente a orar com insistência, a confiar, a perseverar firme na fé. A todo instante o santo é tentado a ceder às pressões inimigas a fim de buscar a paz com o mal. Foi esse o caminho trilhado pelo Filho de Deus, e vemos vários salmos proféticos, onde o Filho do Homem suplica ao Pai proteção e livramento contra os Seus inúmeros inimigos.
         É em face dessa verdade tão solene que entra a importância da paz de Deus para o verdadeiro crente. O que significa isso? Na paz com Deus o pecador pode dizer: estou salvo (Efésios 2:8). Na paz de Deus o salvo pode dizer: O Senhor será meu guia até à morte (Salmo 48:14). Somente a fé que se estriba na Palavra pode apossar-se cada momento da paz de Deus. Ora, quando alguém passa da morte para a vida logo descobre que é uma pobre ovelha, frágil e incapaz de andar sozinha neste mundo; agora descobre quem é satanás, e como este se tornou seu perseguidor implacável; descobriu também, o quanto é tentado e como é susceptível à queda. Seus olhos espirituais foram abertos, e agora pode compreender que não passa de um peregrino e forasteiro, que este país não lhe pertence e que agora é um cidadão do céu. Como necessita da paz de Deus!
        Pode estar certo caro leitor que se você é um sincero crente em Cristo, inúmeras vezes você tem experimentado a doce e calma paz que surge em meio às tempestades desta vida. Nenhum crente poderia suportar a turbulência deste “mar revoltoso” sem a preciosidade da presença visitadora de Deus dando-lhe o repouso no coração. Tem algo melhor do que essa paz, num mundo de perplexidade e terror?

Nenhum comentário: