terça-feira, 30 de setembro de 2014

FILHOS DA LUZ NAS TREVAS, FILHOS DAS TREVAS NA LUZ (10 de 23)



Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS.
         Caro leitor, meu desejo é que você possa compreender a verdade acerca do caminho pelo qual trilham os santos de Deus na peregrinação. Mostrei que de fato as maravilhas da graça estão acesas; que a salvação gloriosa jamais poderá ser anulada; que os salvos trilham o caminho rumo ao lar celestial e que nem um deles cairá na condenação. Que meus leitores saibam que nenhum salvo é desamparado; que todos eles foram chamados para a glória eterna e que aqui estão sendo preparados por meio da provação para as maravilhas que virão na eternidade.
         O evangelho moderno, tão adocicado pela prosperidade mundana nega claramente esse caminhar nas trevas. Para os teólogos modernos andar com Deus significa somente luz e abundância de bens materiais. Mas, quando abrimos nossas bíblias percebemos que os salvos foram chamados para trilhar as veredas escuras das aflições, lutas e provações, por causa do mundo. Nosso Senhor caminhou pelo caminho de trevas, andou sozinho pela escuridão e seguiu firmemente até à cruz, a fim de abrir caminho seguro e firme para Seu povo. Os santos seguem firmes pela rota da santidade. Eles têm o Guia sábio que os conduz até o lar eterno, mas é certo que eles enfrentam trevas amedrontadoras durante a jornada. Vou mostrar aqui algumas razões pelas quais os filhos da andam nas trevas.
         A primeira razão é que eles ainda habitam em seus corpos pecaminosos. Enfrentamos todos os poderes do pecado, da tentação, de toda forma de iniquidade, de todo tipo de sedução por causa da natureza carnal e maligna de nossos corpos. Por esse fato Paulo clama em Romanos 7:24: “Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?”. Quanto mais procuram por santidade; quanto mais avançam na separação de todo tipo de sensualidade por amor a Cristo, mais de perto os crentes sentem as tempestuosas ondas da iniquidade, as quais chegam para derrubá-los. Foi isso o que o salmista sentia quando confessou: “...torrentes de impiedade me assustaram” (Salmo 18:4).
         Normalmente os crentes ficam eufóricos e cheios de dinâmico amor no inicio da vida cristã, mas logo começam a ficar surpreendidos com a força do mal que lhes açoitam com todo tipo de paixões carnais; eles percebem que a alegria interior parece que será danificada e destruída pela força externa das paixões que chegam com poderosa força através dos desejos carnais. Eles percebem que aquilo que tanto amavam e que lhes mantinha escravos, voltou-se com ferocidade contra eles para lhes esmagar. Isso é o que significa para os crentes verdadeiros o caminhar por trevas. Por dentro brilha a intensa luz da graça, mas por fora só vê escuridão.
         Estou certo que crentes sinceros e fieis atravessam momentos tão perigosos, porque é num momento de trevas que muitos - devido a ausência de conhecimento bíblico adequado ---podem facilmente entrar em depressão, por compreender erradamente que Deus não ama mais; que não podem nem tem capacidade para continuar pelo caminho rumo ao céu. A presente geração passa por momentos assustadores, pois satanás tem feito do mundo um verdadeiro banquete do pecado. Por todos os lugares vemos a maldade, perversidade, malícia e sedução chegando para atrair os mais perversos instintos carnais.
         Ora, para os ímpios tudo isso é como carne atirada às feras, mas para os crentes isso é significa feroz tentação, empecilhos para a continuidade em santidade. O que os santos devem fazer? Como passar por essas trevas da tentação, mantendo a fidelidade ao Senhor e negando firmemente a carne com suas paixões? É nesse momento que surge a verdade que emerge da cruz: “Os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).

Nenhum comentário: