quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DECISÃO DEFINIDA (27)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A BENÇÃO DAS ANTIGAS VEREDAS: (nona)
         É somente no bom caminho que o pecador pode achar descanso para sua pobre alma. Tenho procurado mostrar que é exatamente isso o que a alma procura, mas que jamais pode achar em sua peregrinação pelo caminho largo e fácil. O Senhor é o Pastor das ovelhas compradas pelo Seu sangue; Ele comanda suas vidas, seguindo sempre à frente delas sem jamais abandoná-las um segundo sequer. Na lição anterior pudemos ver que essa paz, esse descanso que o salvo encontra no bom caminho aparece, mormente, em doce manifestação do amor de Deus.
         Também o descanso aparece em forma de consolação. Não podemos esquecer daquilo que nosso Senhor deixou bem claro para Seus discípulos antes de Sua morte na cruz: “... no mundo tereis aflições...” (João 16:33). Ele nada lhes falou a respeito de prosperidade, bonança e paz. Aqueles Seus perplexos seguidores deveriam estar conscientes do que enfrentariam enquanto aqui vivessem após a partida do Senhor para o céu. Todo verdadeiro crente é sabedor que este mundo é liderado pela crueldade do pai da mentira, e que a ferocidade da morte e do pecado é a nuvem que encobre essa atmosfera mundana. Somente os santos de Deus sabem o que significa o sofrimento causado continuamente pelo pecado. Paulo conta a respeito das suas lutas, tribulações, angústias e perseguições que tanto sofreu, mas eis o que Ele fala do Senhor seu Deus: “... o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação...” (2Coríntios 1:3, 4). Paulo entendia bem que o descanso da alma não estava em Deus retirar o desconforto externo, mas sim no benefício advindo das tribulações, que é a consolação. Ora, o mundo entende e quer isso? Jamais! As multidões fecham os olhos para a realidade a fim de viver da utopia mundana.
         Mas, voltemo-nos para aquela gloriosa passagem em João 16, onde nosso Senhor reveste aqueles fracos discípulos da mais gloriosa e preciosa promessa, que era a vinda do Espírito Santo para estar neles e com eles.  No verso 7, o Senhor intitula o Espírito Santo de “Consolador”. Por quê? Aqueles discípulos enfrentariam as tormentas de um mundo que odiava Cristo e que fatalmente iria transferir seu ódio contra os Seus seguidores. Mas eis que eles não estariam sozinhos e desamparados, porquanto, o Espírito Santo viria para habitar neles com a função principal de Consolador. Eles seriam guiados na verdade; eles teriam o júbilo, o regozijo de Cristo em seus corações, quando tudo parecesse escuridão ao seu derredor, e quando a morte chegasse para trazer-lhes pesadelo e tristeza. Ora, tem sido assim a vida do povo de Deus neste mundo, sempre marcado por lutas, provas, perseguições, mas eles sempre conseguem retirar o consolo advindo da graça, nas mais tempestuosas adversidades desta vida. Pela fé conseguem render graças e louvores ao Senhor; em plena fraqueza humana são erguidos pela suficiência da graça e estão prontos a prosseguir rumo ao lar eternal, dizendo sempre que são peregrinos e forasteiros neste mundo.
         Amigo leitor, eis aí uma brevíssima exposição a respeito do consolo que têm aqueles que trilham pelo bom caminho. Se você é um genuíno crente em Cristo sabe bem desta verdade na prática. Não nos é prometido um caminho fácil; não é fácil a jornada rumo ao céu, mas eis que o Senhor prometeu estar sempre com Seu povo, especialmente trazendo o consolo em seus corações, dissipando as tristezas e angústias, fazendo fortalecer neles a verdadeira alegria, a alegria de Cristo.

Nenhum comentário: