segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TRABALHO PERFEITO DO EVANGELHO NA SALVAÇÃO (8)



Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).
         CURAI OS ENFERMOS:
         Caro leitor, todo meu esforço através desses comentários sobre o verso de Mateus 10:8, tem em vista mostrar o quanto o evangelho tem um efeito eterno e poderoso naqueles que aqui são chamados por Deus à tão grande salvação em Cristo. Estou agora tratando sobre a perfeita cura. Não esqueçamos que quando homens e mulheres são salvos, algo inédito acontece; algo maravilhoso envolveu sua vida para sempre. O fato é quando caímos no pecado, tornamos espiritualmente mortos. Essa não é uma linguagem figurativa não.
         A mais poderosa morte ocorreu em nossa queda, pois simplesmente foi varrida nossa existência espiritual; passamos a estar longe de Deus, espiritualmente passamos a não existir. Nossa existência era apenas física e mental, mas o homem interior estava completamente em trevas e completamente apagado, vivendo sem esperança e sem Deus no mundo (Efésios 2:12). Mas quando o homem é salvo, eis que o homem interior, o novo homem é ressuscitado. O evangelho chama à existência o novo homem em Cristo. Então, nasce surge uma nova criação, um perfeito homem criado segundo o poder de Deus, a fim de viver para sempre.
         Caro leitor, o evangelho traz à existência um homem que jamais morrerá e que a morte jamais terá qualquer chance de tocá-lo. O que vemos por fora é apenas a casca; nosso corpo fenece e é destruído com o tempo. Não há nenhuma esperança para este corpo mortal, o qual nos reveste enquanto aqui vivermos. O que a morte tocou há de ser moído pela morte; aquilo que o pecado pôs sua mão de maldição e terror, certamente terá que ser destruído de uma vez por todas pela morte. O que temos por fora é o miserável salário que colhemos e com gravíssima colheita de dores e de sofrimento. O que vale é aquilo que foi feito do alto – o novo homem e que jamais será tocado pela horrorosa morte. Esse é o novo homem que é transformado e renovado dia a dia; esse é o novo homem que à cada momento é fortalecido e parecido com Cristo, pela maravilhosa obra transformadora da graça no viver daquele que é salvo.
         Então caro leitor, precisamos voltar à situação de nossos corpos, pois, mesmo que por dentro aquilo que é novo se renova, por fora o que é velho, envelhece à cada dia. Não há nenhum salvo que viva aqui sem sentir os terríveis efeitos da morte. Não há qualquer promessa da parte de Deus que Ele há de conceder um viver aqui sem esses mortíferos efeitos do pecado. Não há qualquer promessa que nossos corpos aqui serão fortes, poderosos e invulneráveis às enfermidades e sofrimentos. A novidade é interna e não externa, mesmo que um Moisés com cento e vinte anos ainda esteja forte; mesmo que um Calebe idoso esteja ainda pronto para entrar e sair na batalha pela causa de Deus. Certamente há de chegar o momento quando teremos que falar juntos com Davi: “Estou indo pelo caminho de todos os mortais”.
         Caro leitor, você foi salvo um dia? Um dia houve a chamada do evangelho em seu viver? Um dia Cristo passou a habitar em você e pelo poder de Deus nasceu o novo homem em Cristo? Se foi assim, eis que algo maravilhoso ocorreu, mesmo que agora seu corpo ainda sofre tanto; mesmo que os sinais de velhice e das enfermidades avancem poderosamente.

Nenhum comentário: