quarta-feira, 24 de setembro de 2014

DIFERENÇA ENTRE A IGREJA E O MUNDO (17 de 17)




         Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19) O MUNDO EM CONTRASTE COM O POVO DE DEUS: “...e que o mundo inteiro jaz no maligno”.
         Caro leitor, não somente vemos o quanto a Palavra de Deus mostra o fato que o mundo é o que é, inimigo de Deus e das coisas de Deus, como também tudo o que vemos, a forma como os mundanos vivem, pensam e andam prova isso. Sem esse entendimento, sem esse discernimento bíblico tenderemos a tomar o lado do mundo e assim tornamo-nos inimigos de Deus. O mundo é o ajuntamento de todas as mentiras, impiedades, maldades, idolatrias e injustiça; o mundo é a reunião de todos os filhos de Adão, como uma só família, prontos para a guerra contra o céu. Vemos isso no Salmo dois, pois ali está o ajuntamento dos reis da terra e de toda população ímpia para lutar contra a liderança de Deus. Eles não toleram as leis santas de Deus; não suportam os laços postos pelo Altíssimo, a fim de impedir que eles façam o que querem fazer. Os homens no pecado estão famintos para pecar mais, por essa razão querem quebrar essas “algemas invisíveis”, postas por Aquele que reina no céu e na terra.
         Caro leitor, eis aí este mundo que jaz no maligno; eis aí o mundo odiador de Deus; eis aí o mundo que há de agir assim e não vai mudar; eis aí o mundo que ama as abominações e quer proteger toda sorte de maldade. Foi assim em Sodoma e Gomorra, cidades destruídas pelo furor da Ira de Deus e que foram sepultadas no mar morto (Gênesis 19). Nem toda população praticava aqueles atos libidinosos, mas simplesmente cercavam as cidades com cercas protetoras de atos aparentemente justos, pois muitos casavam e dava-se em casamento, construíam e plantavam. O mundo é assim, pois o que eles acham que são atos de justiça, servem apenas como cercas que protegem as maldades e malícias ocultas.
         Caro amigo, o mundo não mudou nem há de mudar; o mundo segue seu líder impetuoso, presunçoso e terrivelmente orgulhoso – satanás. O mundo que jaz no maligno oferece ao príncipe as homenagens e curvam para lhe adorar. Aquele que teve a audácia de enfrentar o Filho de Deus face a face e desafiá-Lo a cair aos seus pés a fim de adorá-lo, é o mesmo que tem consigo essa população mundial e que opera nessa incrível organização cada vez mais iníqua e ateísta. O mundo é coletivamente o que o homem é individualmente no coração – depravado. É esse o mundo que jaz no maligno; é esse o mundo que caminha individual e coletivamente para a destruição eterna; é este o mundo envolto em trevas e revoltado contra a luz celestial; é este o mundo que está debaixo da Ira santa de Deus e que pelos seus atos desafia o Todo Poderoso.
         Digo mais, que o mundo que jaz no maligno fez aliança com a morte e com o inferno (Isaías 28). Homens e mulheres acham que vão viver amanhã; que estão aptos para novas aventuras no pecado; que não há qualquer sinal de perigo adiante. Eles não percebem o quanto a morte anseia pelo sangue de cada um; que ela é voraz até mesmo contra uma criança. Eles desconhecem que é o Senhor Deus que tem Consigo as chaves da morte e do inferno e que somente a poderosa compaixão de Deus é que os mantêm pendurados no abismo. Eles desconhecem o pavor do inferno e quando morte chega eles acham que finalmente descansarão eternamente. Eles não percebem que estão escorregando para o lugar aterrorizante; que são fregueses de um inferno famigerado por almas. Eles não percebem que agora estão no corredor da morte e que um dia a mais na vida é apenas um passo a mais para o abismo. Eles desconhecem o Deus soberano, o qual é livre para usar de compaixão com quem Ele quiser e que também tem o poder de endurecer qualquer coração.
         Só tem uma forma de escapar deste mundo que jaz no maligno. Cristo Jesus veio ao mundo para arrancar pecadores deste presente século perverso (Gálatas 1:4). Não há qualquer esperança para o pobre pecador, mesmo estando numa igreja. É quando a alma realmente se converte a Cristo e invoca Seu Nome de todo coração.

Nenhum comentário: