domingo, 28 de setembro de 2014

MANIPULANDO A PALAVRA



Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).
        
         Caro leitor, ó quanto a mente carnal, leviana e mundana está apta para se revestir de passagens isoladas da Palavra de Deus! Quão perigoso é isso! O texto acima não nos oferece qualquer promessa para receber da parte de Deus qualquer força para nossas ambições carnais e mundanas. No texto Paulo está dando seu testemunho missionário aos queridos irmãos da igreja em Filipos. Ele afirma ali o quanto tinha passado pela escola das provações; o quanto Deus o fez passar por “montes e vales” de bênçãos e aflições materiais. Ele estava mostrando aos irmãos que suas ofertas eram importantes, mas não eram vitais para sua manutenção, pois já tinha aprendido a viver contente, a dar graças a Deus em toda e qualquer situação. Aprendeu a não queixar, a não viver em amargura; aprendeu a estar feliz quando tinha refeição em abundância e quando nada tinha.
         Então, caro leitor, não somos autorizados a turbinar um verso a fim de fortalecer nossas intenções. Devemos cuidar para não arrancar um maravilhoso texto como esse do seu contexto, pois tirará também sua força e sua vida. Não é assim que fazem os falsos mestres? É perigosíssimo tomar um texto e tentar dar-lhe asas fabricadas por nós mesmos, pois estaremos torcendo as Escrituras, a fim de que elas falem e prometam aquilo que jamais falou nem prometeu.
         Tomemos seu aspecto positivo. O texto será precioso e de valor quando estou na escola da graça e aprendendo a andar com Deus. Assim poderemos afirma que de fato tudo podemos naquele que nos fortalece. Se estamos sendo guiados a viver humildes, gratos, contentes em qualquer situação, então estamos habilitados a viver no poder de Deus. Se o combustível da nossa vida é a Palavra; se nosso desejo real é santificação e assim agradar o Senhor, então estamos aprendendo na escola da graça. Nossa maneira de viver está acima infinitamente acima do viver deste mundo e longe de toda paixão, vanglória, luxúria e avareza; sempre contentes com aquilo que somos em Cristo.
         Caro leitor, esse “TUDO POSSO”, nunca pode servir de apoio para uma vida mundana e carnal. O Senhor jamais há de fortalecer um coração arrogante; jamais há de fortalecer em sua graça um coração carregado de avareza. O Senhor não tem compromisso com aqueles que amam o mundo, pois são inimigos Dele (Tiago 4:4). Para viver em seus pecados os homens serão fortalecidos pelo pai da mentira. Para alimentar suas esperanças de um mundo melhor, os homens serão “abençoados” pelo sistema religioso deste mundo e não por aquele que veio para desarraigar deste presente século mau (Gálatas 1:4). Um homem cheio de si já tem forças suficientes para andar como quer e fazer o que bem quer e assim utiliza a Bíblia como emblema de superstições.
         Caro leitor, notemos bem que esse fortalecimento, conforme Paulo afirma em Filipenses,  vem da graça e ela opera onde o molde é apenas barro. É assim que Deus fortalece o pecador quando busca a salvação em Cristo, pois quando tomba o velho homem em Adão é que é erguido o novo homem em Cristo. O novo homem começa na força da graça. O Senhor sempre há de fortalecer Seus santos para andar em novidade de vida. E assim prossegue no viver do salvo, até sua entrada no céu. A graça opera quando é desmanchada a arrogância é desmanchada e homens e mulheres aprendem a viver em oração e na santa dependência do Senhor. Esse poder é adquirido à medida que o crente avança no conhecimento da Palavra e na aplicação de seus ensinos no viver.

Nenhum comentário: