domingo, 28 de setembro de 2014

O ESTADO NATURAL DO CORAÇÃO HUMANO



Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? Ele respondeu: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; deitarás fogo às suas fortalezas, matarás à espada os seus jovens, esmagarás os seus pequeninos e rasgarás o ventre de suas mulheres grávidas” (2Reis 8:12).
         Caro leitor, este texto de 2 Reis nos fornece uma incrível lição prática do que realmente significa o homem em seu estado natural de depravação. Do ponto de vista humano encaramos tudo sob a lógica nossa, até que Deus venha para nos mostrar a verdade, conforme Sua revelação inspirada. Ora, quem era Hazael? Não passava de um humilde servo do rei da Síria; sua ocupação limitava-se em cumprir as ordens do rei; parecia ser o homem de Ben – Hadade; não era um soldado, não era participante da nobreza; era um bom mordomo do rei e naquilo em que estava confinado a fazer fazia bem e iria assim até à sua morte.
         Caro leitor, do nosso ponto de vistas incrédulo e estranho às Escrituras, Hazael era um bom homem, humilde e incapaz de cometer qualquer deslize. Pensamos assim porque não entendemos o que significa o homem em seu pecado. Sempre fazemos distinção dos homens maus, dos mais religiosos, dos homens bons e que são incapazes de qualquer maldade. Ninguém, nem mesmo Eliseu podia imaginar que Hazael seria capaz de cometer a façanha criminosa que praticara contra o seu rei e ser elevado à posição de rei da Síria. Quando Eliseu chegou e anunciou a cura do rei, de repente ficou surpreendido por aquilo que Deus acabou de lhe mostrar. Por essa razão que o profeta fitou a face daquele homem tão simples e começou a chorar (verso 11). Perante o profeta Deus descobriu o verdadeiro Hazael; mostrou seu pervertido coração. A aparência encobria uma fera enjaulada; o rei da Síria não sabia que tinha ao seu lado, para lhe servir uma víbora terrível, a qual no tempo certo seria usada por Deus para dar a picada venenosa e fatal.
         Caro leitor, ali estava perante Eliseu, em termos práticos, o que realmente significa ser depravação total. Sem esse entendimento jamais seremos capazes de compreender que o homem no pecado, pode ser o mais simples, mais educado, mais bem treinado e mais religioso, não passa de ser uma fera enjaulada, a qual quando é solta por Deus há de mostrar o que realmente é no coração. Ali estava perante o profeta um potencial assassino, cruel, um verdadeiro Hitler do Velho Testamento, pois não somente trairia seu rei, como também traria juízo contra a apóstata nação de Israel, conforme aquilo que Eliseu profetizara. Até mesmo Hazael ficou surpreendido com as palavras do profeta e não podia acreditar, até que Deus abriu a porta da jaula e soltou a fera que havia ficado presa por muito tempo. Os próximos capítulos mostram o que realmente Hazael fez de tamanha crueldade.
         Meu caro leitor, essa história vem nos mostrar o que é o homem por natureza, pois a Palavra de Deus não pode mentir: “Não há quem faça o bem”; “veneno de víbora está em seus lábios”; “São os seus pés velozes para derramar sangue”, etc. (Romanos 3 a partir do verso 10). Meu caro leitor, tudo isso é mostrado a fim de dizer que se seu coração ainda não foi transformado num novo coração; se não habita em seu ser o temor do Senhor, nem mesmo você pode imaginar o que é capaz de fazer no pecado. O evangelho não é uma tentativa de mudar o homem socialmente; não tem em vista tirar-lhe da pobreza ou mesmo das drogas e outros vícios. O evangelho anuncia que Cristo como meio para salvar o pecador do pecado e dar-lhe um novo coração, a fim de que ali habite o temor do Senhor para sempre.
         Não havendo isso, o homem não passa de um odiador de Deus e assim cheio de aptidão para praticar maldades contra seu próximo. Meu caro amigo, sem Cristo você nem imagina o quanto você é uma fera que ainda não foi solta; que ainda está amarrada pelo poder de Deus. Portanto, o momento agora é para se humilhar e cair aos pés do Senhor, a fim de que Sua misericórdia venha a lhe alcançar agora mesmo!

Nenhum comentário: