quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OS FALSOS PROFETAS (3)




John Wesley
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes  (Mateus 7:15).
                                                        II
         1.      Aparecem eles com sua feição natural? De modo nenhum. Se assim fosse, nada poderiam destruir. Ficaríeis alarmados e correríeis para salvar a vida. Assim, eles assumem aparência inteiramente diversa  -  e este é o segundo ponto a ser considerado. “Vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes”.
         2.      “Vêm  a vós com vestes de ovelhas”, isto é, com aspecto de inocência. Vêm do modo mais doce, mais inofensivo, sem qualquer marca ou sinal de inimizade. Quem pode imaginar que essas criaturas tranquilas causem algum dano a quem quer que seja? Talvez não se mostrem tão zelosos e ativos no fazer o bem, como fora para deseja. Não tendes, todavia, razão alguma para suspeitar que desejam cometer maldade. Isto, porém, não é tudo.
         3.      Eles vêm, sem segundo lugar, com aparência de préstimo. Para isso, na verdade, para fazer o bem, são particularmente chamados. Foram separados justamente para isso. São especialmente encarregados de velar por vossas almas e de preparar-vos para a vida eterna. Esta é toda sua ocupação – “ir por toda parte fazendo o bem e curando a todos que se encontrem oprimidos do diabo”. Desde sempre vos acostumastes a encará-los por este prisma, como mensageiros de Deus, enviados para vos trazer bênçãos.
         4.      Eles vêm, em terceiro lugar, com aparência de religiosidade. Tudo quanto fazem é por motivo de consciência! Eles vos asseguram que agem tangidos pelo puro zelo de Deus, quando estão fazendo a Deus mentiroso. Fazem isso por mero respeito a religião, quando seriam capazes de a destruir, raiz e ramos. Tudo quanto dizem é somente por amor à verdade e por medo de que ela possa ser ofendida; e, no que toca à Igreja, pelo desejo de defendê-la de todos os seus inimigos.
         5.      Acima de tudo, eles vêm com aparência de amor. Tomam todo esse trabalho somente para vosso bem. Não se afligiriam por vossa causa, se não fossem bondosos para convosco. Eles farão extensas profissões de sua boa vontade, de seu interesse pelo perigo em que estais e seu profundo desejo de vos preservar do erro, evitando serdes enredados em novas doutrinas prejudiciais. Mostram-se muito tristes vendo alguém, que pensa tão bem, levado a qualquer extremo, perplexo com noções estranhas e ininteligíveis, ou perdido de fanatismo. Assim sendo, eles vos aconselham a tomar um aposição equidistante, detendo-vos a meio caminho e guardando-vos de ser “justos em excesso”, com receio de que possais “destruir-vos a vós mesmos”.
                                                        III
         1.      Como podeis saber o que eles realmente são, não obstante sua aparência sincera? Este é o terceiro ponto que nos propomos investigar. Nosso bendito Senhor viu que a todos os homens era necessário conhecer os falsos profetas, mesmo disfarçados. Do mesmo modo ele viu quão incapazes são os homens, em sua maior parte, de deduzir a verdade que venha no final de longa série de arrazoados. Por isso deu-nos uma regra clara e curta, fácil de ser compreendida pelos homens de mediana capacidade e fácil de ser aplicada em todas as ocasiões: “Pelos seus frutos os conhecereis”.

Nenhum comentário: