sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 1 (8a)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor estamos observando no Salmo l:2 que a palavra de Deus é o valor supremo para aquele que é um salvo por Cristo. Vamos observar nesse verso que há algo que marca profundamente a atitude do crente em relação a Bíblia. Note que é dito que o seu prazer está na lei do Senhor. O termo prazer está ligado ao coração do indivíduo. Quando alguém tem o prazer em alguma coisa, o seu coração estará ali. Aquilo é o seu tesouro, e estará voltado para aquilo. Para ilustrar: Quando alguém tem o seu prazer no dinheiro, seu coração estará no dinheiro; vai achar que seu maior problema é o dinheiro, e nunca estará satisfeito. A realidade está no coração e não na aparência. Alguém pode dar uma impressão por fora que é alguma coisa; que ama alguma coisa, mas pode não ser a realidade do coração. O homem é provado para ver o que há lá dentro.
         Abraão provou ser um homem de Deus, amigo de Jeová, quando foi provado, obedeceu a Deus ao ponto de querer sacrificar seu próprio filho. O ter prazer na palavra de Deus é algo do coração; é uma verdade que é expressa por uma alma regenerada. O salmista, em outra parte diz: "O quanto amo a tua lei!" Aí está a realidade. Quando alguém tem prazer na lei do Senhor, na palavra de Deus, ele sente pela Bíblia o que um faminto sente por um prato de comida; o que um sedento sente por um copo de água. É como se encontrasse uma mina de ouro; é sua riqueza. Eu li uma vez a respeito dos crentes perseguidos nos países outrora comunistas. Eles gravavam na mente quase que todo o novo testamento. Dali Satanás não podia arrancar tal tesouro.
         Amigo quero dizer aqui que aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor não é alguém que tem seu coração dividido. O que eu quero lhe dizer, é que alguém não pode amar a palavra de Deus e ao mesmo tempo amar as coisas do mundo. Não é possível amar duas coisas ao mesmo tempo. O Espírito Santo afirma em 1 João 2:l5, que se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. As sujeiras deste mundo são ervas daninhas no coração, impedindo que ali brote o amor de Deus. Quando alguém diz que ama a palavra de Deus, mas é ainda alguém ligado com alguma paixão da carne, na realidade não está amando a palavra de Deus. Ele estará ouvindo a mensagem, mas aquela mensagem não chega ao íntimo. O povo de Israel ficou enjoado com o maná que caía do céu, e chamou de aquele pão vil e desprezível.
         Tal é a atitude daquele que ama alguma coisa deste mundo. Ter prazer na lei do Senhor não é ter uma Bíblia em casa. Será apenas um livro em sua casa. Ter a Bíblia em casa sem, contudo ter o coração na palavra de Deus, seria comparável a  alguém que tendo uma arma em sua casa e não a usa quando estiver a mercê de ladrões; seria igual a alguém que tendo uma imensa riqueza à disposição, está vivendo na pobreza e na miséria. A Bíblia em sua casa será usada como um objeto usado para espantar maus olhados. Será tida por um livro milagreiro, para atrair sortes.
         O prazer na palavra de Deus não é ler uma porção da Bíblia a cada dia para um alívio de consciência; não é saber de cor algumas passagens que mais lhe agradam. Ter prazer na lei do Senhor não é carregar uma Bíblia para a igreja. A pessoa pode tê-la debaixo do braço apenas como desodorante, e não ser algo precioso para o seu coração. Poderá estar com ela na mão, mas rejeitando-a na vida; não vai subordinar aos seus ensinamentos. O Espírito Santo não terá liberdade em sua vida de lhe guiar na verdade. A palavra de Deus nas mãos de alguém cuja vida não foi transformada é mundano, carnal, amante dos prazeres; sim o livro santo nas mãos de alguém assim, é como joia de ouro em focinho de porco.  É uma triste comparação não? Mas é a realidade. Mancha o testemunho cristão.

Nenhum comentário: