domingo, 28 de setembro de 2014

MATANDO O VELHO ADÃO



As tuas flechas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei; os povos caem submissos a Ti” (Salmo 45:5).
         Quanto ataque feroz vem dos inimigos do evangelho da glória de Cristo! Para muitos essas verdades pregadas pelos verdadeiros arautos da cruz são cruéis e fazem prejudiciais à estima do homem. Segundo eles o Deus da Bíblia, sendo um Deus de amor, Suas palavras devem ser amorosas e preparadas para que todos, seguindo seu livre-arbítrio possam tomar a decisão certa de aceitar ou rejeitar Jesus. Segundo os inimigos da cruz Deus não força o homem, mas o espera tomar uma decisão, por isso ao levar o evangelho todos os meios devem ser usados, a fim de preparar o caminho para o acesso aos pecadores.
         Mas tais pensamentos são totalmente contrários àquilo que é ensinado em toda Escrituras. Primeiramente eles desconhecem a doutrina da depravação total. Esse ensino aparece de forma clara no texto acima: “...o coração dos inimigos do Rei...”. Os homens no pecado são terríveis inimigos do Senhor; no pecado os homens estão em constante e contínua guerra contra o Rei da Glória; sempre estarão de armas empunhadas contra a santidade, a bondade e a longanimidade de Deus. Se querem ter os inimigos de Deus na igreja, então terá que retirar o Senhor dali.
         Em segundo lugar, o evangelho é munição de guerra, mas são munições do amor de Cristo: “As tuas flechas são agudas...”. Quando a mensagem da verdade chega elas vêm do céu; não são preparadas nem curtidas da opinião nem do gosto de eruditos religiosos. Os homens no pecado fogem dessas verdades, odeiam ouvi-las, porque elas ferem seu ego e destroem sua autoestima; elas mostram as manobras maliciosas e cheias de paixões enganosas do pecado escondidas no íntimo. A pregação do verdadeiro evangelho são as flechas que são apontadas no coração, por essa razão eles se escondem; buscam refúgios em labirintos religiosos e procuram disfarçar-se com atividades “espirituais”. Essas “flechadas são agudas”. Fazem os homens sentirem mal; é o gosto amargo da derrota do velho homem; é a luz brilhando no ser e descobrindo o homem como ele realmente é. Ele é trazido perante Deus e posto em seu lugar.
         Mas um detalhe de extrema importância aparece no texto. É que não essas flechadas são de amor, não da Ira. Nas flechadas da Ira homens e mulheres são eliminados da face da terra e são atirados para as trevas eternais. Mas, o evangelho aparece para matar o velho homem e fazer nascer o novo homem em Cristo. Quando morre o homem em Adão, então nasce o homem em Cristo. Como isso acontece? Simplesmente: “...os povos caem submissos a Ti”. A mensagem do evangelho verdadeiro causa terrível destruição, de fato. Mas destrói o pecado em seu poder subjugador e escravizador. A mensagem do céu vem para destruir as obras do diabo e fazer do novo homem um homem justo e santo. Vem dar ao mundo as verdadeiras estrelas que trazem esperança e alívio ao mundo cheio de pecado.
         Então amigo, as flechadas de amor atingiram seu coração? Você caiu submisso ao Rei? A mensagem do evangelho chegou e golpeou seu ser? Atingiu em cheio seu orgulho e lançou por terra os farrapos da justiça própria? Um dia você foi achado pelo Senhor e erguido como um novo homem pelo poder da graça? Se isso ocorreu você agora anda como novidade de vida. Você agora pertence ao Rei e todo seu viver pertence a Ele.
         Mas pode bem ser que agora haja algum leitor que ao ouvir ou mesmo ler a respeito dessas verdades tenha sido atingido em cheio. Nem sequer pode falar ou argumentar perante as maravilhas do amor do Senhor. Agora você contempla a cruz pela fé; percebe Aquele que um dia foi atingido em cheio por milhões e milhões de flechas da Ira santa de Deus, porque veio para ser substituir o pecador culpado ali na cruz. Agora você pode entender isso e cair aos pés desse Amado Senhor. Ele lhe atingiu porque lhe ama e quer lhe erguer a fim de que você passe a viver para Sua glória.

Nenhum comentário: