segunda-feira, 29 de setembro de 2014

AUSÊNCIA DE FRUTO NO VIVER (1)



Assim, porque és morno e nem és quente nem frio estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse 3:16). (Introdução)
         Caro leitor, a partir de hoje devo pregar nesse texto maravilhoso, esplêndido e tão revelador. A Palavra de Deus é toda inspirada e em sua totalidade é útil para o bem eterno das almas. Para os santos de Deus ela é totalmente desejável, porquanto os crentes verdadeiros vivem da Palavra. Para milhares ela é aterrorizante, porque essa luz celestial brilha e descobre onde homens e mulheres vivem escondidos e saboreando suas iniquidades. Mas há textos que são especiais e para determinados tempos, assim como uma faca é útil quando precisa de um instrumento cortante; assim como certas vitaminas, sais minerais, etc. são necessários ao corpo humano, a fim de prevenir contra certos tipos de enfermidades.
         Tomo essa passagem de Apocalipse 3, porque a igreja de Deus em nossos dias passa por perigos seríssimos; porque ela tem perdido sua identidade num mundo que ultimamente tem sido açoitado pela confusão e todo tipo de mentiras religiosas, por isso vivemos o período da igreja de Laodicéia – a igreja marcada pelos desejos do povo. Vemos que as multidões estão à vontade, milhares estão dormindo dentro das igrejas; estão em perfeita paz com o pecado e ainda descansam na certeza que tudo está bem entre eles e Deus; foram fortalecidos pelos falsos mestres com uma paz forjada por homens gananciosos e amantes de si mesmos.
         Creio que precisamos considerar essa declaração do Senhor com profunda seriedade em nossas vidas, porque o Senhor não falou isso em tom zombeteiro, nem falou por falar. A igreja de Laodicéia é composta por pessoas aparentemente crentes, parecem sinceros por fora, têm uma confissão em suas bocas; têm aparência de que possuem vida; declaram que são crentes, mas nosso Senhor declara que eles são crentes meio termos; são pessoas que ficam em cima do muro, são como bolo meio assado. Para o Senhor eles não servem, por isso seriam vomitados da Sua boca. A linguagem do Senhor é bem fácil de ser entendida por nós. Obviamente, entendemos que essa “ânsia de vômito” não é provocada por alguma bactéria; ou mesmo por causa de algum problema no estômago, mas sim por causa de uma comida ruim, algo intragável, que quando cai no estômago imediatamente provoca vômito.
         Obviamente entendemos que nosso Senhor está mostrando a triste situação espiritual de um povo que parece ser crente, mas não é, e muito mais, o quanto é sério isso para Deus! Ora, pergunto ao leitor se não tenho razões suficientes para pregar nesse texto? Todo meu esforço será compensado ao ver almas que anseiam pela verdade bíblica; que querem conhecer o Senhor Jesus, conforme os ensinamentos bíblicos; que em meio a essa escuridão mundana, onde multidões estão dormindo o perigoso sono da morte, querem realmente andar na luz, com Deus e caminhar rumo ao céu. Ó, que os santos de Deus sejam acordados e encorajados a prosseguir rumo ao lar celestial! Que pecadores sejam chamados pelo evangelho para que possam deixar as trevas, a fim de habitar nessa luz gloriosa de amor perene!
         Portanto, vamos ao trabalho de conhecer aquilo que o nosso Sagrado professor quer nos ensinar nesse texto. Percebemos que Laodicéia é a igreja constituída de pessoas não salvas; são aqueles que por fora parecem crentes, mas que por dentro jamais conheceram a verdade transformadora. Eles estão juntos com a igreja de Filadélfia – a verdadeira igreja; eles cantam juntos, afirmam a mesma confissão dos verdadeiros crentes; possuem bíblia e participam dos cultos; são muitas vezes aparentemente mais fervorosos do que muitos dos crentes. Mas, eis que o Senhor aparece para medir a temperatura espiritual. O que é descoberto? É que eles não são crentes, são ímpios, iguais aos que estão no mundo; precisam não de mensagens doutrinárias; não de palavras amigas e bajuladoras; não da confortável mensagem de paz que tantos os falsos mestres estão prontos a pregar. Eles realmente precisam ouvir a mensagem de salvação, porque estão indo para o inferno; não são filhos de Deus, por isso estão debaixo da Ira e o Senhor Jesus chega com Seu terno e amoroso coração para convidar-lhes ao arrependimento: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).


Nenhum comentário: