segunda-feira, 22 de setembro de 2014

OS FALSOS PROFETAS (1)




John Wesley
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes  (Mateus 7:15).
         1.      Dificilmente se pode expressar o conceber que multidões de almas corram para a perdição, porque não se deixaram persuadir da necessidade de trilhar o caminho estreito, embora sendo esta a estrada que leva à salvação eterna. A mesma coisa podemos ainda observar diariamente. Tal é a loucura e insensatez da humanidade, que milhares de homens correm até agora pelo caminho do inferno, somente porque se trata de uma estrada espaçosa. Andam por ela porque muitos também andam e, porque muitos perecem, querem aumentar esse número. Assim é a espantosa influência do exemplo sobre os fracos, miseráveis filhos dos homens! Continuamente povoam as regiões da morte e precipitam almas incontáveis na perdição eterna!
         2.      Para prevenir a humanidade, para guardá-la tanto quanto possível desse contágio avassalador, Deus enviou arautos que clamassem com força e mostrassem ao povo o perigo em que se encontra. Nesse intuito Ele enviou Seus servos, os profetas, através de gerações sucessivas, para apontarem a vereda estreita e exortarem a todos os homens a que não se conformassem com este mundo. Que fazer, se os próprios atalaias caem na mesma emboscada contra a qual deviam advertir aos outros? Que fazer, se “os profetas profetizam enganos”? Se eles “fazem o povo errar o caminho”? Que fazer, se apontam como sendo o caminho da vida justamente a estrada que leva à morte eterna, e exortam os outros a andarem, a seu exemplo, pela estrada larga, e não pela estreita?
         3.      Isso constitui fato inédito e invulgar? Não; Deus sabe que não. Os exemplos são quase incontáveis. Achamo-los em todas as épocas e em todas as nações. Mas, quão terrível é este fato! – os embaixadores de Deus se tornarem agentes do diabo! Os que são credenciados para ensinar aos homens o caminho dos céus, ensinando-lhes de fato o caminho do inferno! São como os gafanhotos do Egito, “que comem os resíduos que haviam escapado, o que restava após a saraiva”. Eles devoram até o resto dos homens, que haviam escapado; que não tinham sido destruídos pelo mau exemplo. Não foi, pois, sem motivo que nosso sábio e gracioso Mestre tão solenemente nos advertiu contra eles: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes”.
         4.      Esta advertência é da mais alta importância. Para que ela se grave melhor em nosso coração, investiguemos: Primeiro, quem são esses falsos profetas; segundo, que aparência assumem; e, terceiro, como podemos saber o que realmente são, não obstante sua cândida aparência.







                                              

Nenhum comentário: