segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A VISÃO DE DEUS A RESPEITO DO HOMEM (6)




Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente”. (Isaías 40:6-8)
         A TRISTE E HUMILHANTE MENSAGEM: “Toda a carne erva”.
         Caro leitor, o que Deus afirma acerca da condição do homem? Não é o momento exato para que voltemos à lei e ao testemunho? Saiamos desse covil humanista de nossos dias e ouçamos em Isaías 40 as palavras claras, sem qualquer enigma da boca de Deus, mostrando a todos aquilo que homens e mulheres precisam ouvir: “...Clama;...que hei de clamar? Toda carne é erva...”. Veja amigo, como os homens são vistos por Deus à luz da eternidade.
         Caro amigo, nosso sábio Senhor faz uma comparação, usando a figura de  uma erva, a fim de ilustrar a condição dos homens. Ele não compara os homens a uma árvore. Aliás, em Jó, este ao comparar os homens com a árvore, declara que ela é muitíssimo mais forte, porquanto quando uma árvore é cortada, não demora muito para que ela brote novamente. Mas os homens não têm essa mesma ventura, pois uma vez que são cortados da terra, desaparece para nunca mais retornar (leia o cap. 14 de Jó). Caro amigo, não é isso motivo de nossa humilhação? Veja bem que nós somos comparados a uma miserável erva, que nem sequer fora plantada. Veja amigo o quanto o sábio Senhor não toma     nem sequer uma planta maior. Eu e você somos temos a existência sombria e extremamente frágil de uma plantinha sem qualquer valor e fácil de ser esmagada a qualquer instante.
         Caro leitor, tomemos essa linguagem figurativa de Deus a nosso respeito, a fim de avaliar nossa situação de uma maneira prática. Eu sei que habitamos neste mundo, sem que percebamos que estamos cercados completamente pelo poderoso engano do pecado. Certamente não percebemos as coisas a nosso respeito como Deus mostra em Sua Palavra. Mas olhemos para os homens; vejamos nós seres humanos na força, na grandeza, na cultura, na juventude, na fraqueza ou na aparência, etc. Somos comparados por Deus a uma desprezível erva. Deus não está contemplando os homens e admirando-os porque são capazes, sábios e competentes, ou mesmo religiosos. O Senhor está mostrando nossa miséria; está declarando que somos inúteis como uma erva que é fácil de ser pisada e esmagada; que temos o valor de menos do que nada; que todas as nossas aptidões intelectuais e físicas de nada servem; que nossas posses materiais estão tão fadadas ao fogo da Ira santa e justa Dele, como todo planeta está.
         Meu caro amigo, essas verdades não chegam com impactante poder em seu coração? Veja como Deus tratou o orgulhoso Herodes (Atos 12), pois quando a população o louvava como se fosse um Deus, imediatamente foi arrancado da face da terra, como se arranca facilmente uma erva. Não foi assim que Deus tratou Nabucodonosor? Pois esse monarca tão arrogante e perverso teve que experimentar a triste condição de ser tratado como louco e vivendo assim como uma besta fera, longe da civilização por sete anos (Daniel 4). Essas coisas foram escritas, a fim de mostrar aos homens em todos os lugares a real condição dessa raça que um dia caiu em pecado e que agora precisa ouvir o que Deus fala a seu respeito.
         Meu caro amigo, eu estou convicto que essas verdades tão duras de ser ouvidas por nossos orgulhosos corações, só podem ser entendidas quando nos humilhamos perante Deus. Um coração arrogante não percebe que está simplesmente sonhando em sua vaidade; não percebe que está sendo lisonjeado e aliciado pelo pai da mentira. Ai do pobre pecador caso o Senhor não o leve agora ao desespero! Não é melhor ser levado ao pó pelas misericórdias do Senhor? Não é melhor receber com humildade Suas instruções, do que estar no alto das vanglórias do diabo?


Nenhum comentário: