quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A FELICIDADE BÍBLICA (30)



 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” Salmo 32:10.
APRESENTAÇÃO DO HOMEM FELIZ E O HOMEM INFELIZ
         Prezado leitor, quão terrível é o engano do pecado no coração! Milhares de homens e mulheres caminham neste mundo na ilusão de que encontrarão o paraíso aqui! Eles não percebem o começo e o final da jornada da peregrinação terrena. Na meditação anterior pude mostrar como o pecado alimenta o engano de que a real felicidade é achada neste império do mal. Permita-me continuar ampliando esse assunto que considero tão importante, na expectativa de levar a verdadeira luz aos que andam nas trevas.
         Digo mais que há uma paixão no pecado que leva o homem à busca de maior sensação de felicidade. Vemos essa verdade estampada no cap. 1 da carta aos Romanos, a partir do verso 18. Paulo mostra o perigoso caminho onde percorrem milhões ignorando a Deus; recusando dar a Ele a honra e a glória; que eles estão perante a glória de Deus vista na criação, mas que recusam propositalmente dar glórias ao glorioso criador. Depois vemos como Deus age com os ímpios entregando-os à corrupção de seus corpos e às práticas abomináveis cometidas entre eles. É nessas práticas que os homens pensam que estão experimentando a felicidade, mas, percebe-se que eles nunca estão satisfeitos e que correm em busca de maiores sensações achados nos prazeres sensuais. O relato a respeito dos moradores de Sodoma e Gomorra exemplifica onde os homens podem chegar em suas orgias e prazeres e como Deus executa Seu juízo contra essas abominações praticadas no mundo inteiro.
         Afirmo também que o mundo organizado promove uma sensação de felicidade. A palavra “mundo” vem do termo grego “kosmos” que significa algo organizado (é desse termo que veio nosso vocábulo “cosmético”), e o mundo realmente é. Vemos como o mundo funciona de forma bem organizada em  três áreas: na sua força, na sua sabedoria e na riqueza. Na sua força o mundo proporciona aos homens suas leis por meio de políticos e outros meios usados por líderes cruéis que dominam os povos. Através da sua sabedoria o mundo concede às multidões suas filosofias e até mesmo seus suas idéias religiosas. E com sua riqueza o mundo declara aos homens que eles terão tudo o que precisam de comida, conforto e entretenimentos. Ora, isso dá aos ímpios uma confiança carnal; certa tranqüilidade no viver; passa a idéia de que não há ponto final nesta vida e que sempre haverá um amanhã melhor.
        Veja como os israelitas rebeldes recusavam prosseguir sob o comando de Deus, porque queriam voltar, descer para o vale egípcio (Números 14). Mesmo vivendo debaixo de intensa escravidão, para eles a felicidade consistia na comida, na festa e na enganosa liberdade achadas no Egito. Para eles não havia felicidade em Deus, porque queriam agradar a carne, fazendo o que queriam em todos os aspectos da vida. O caminho de Deus para eles era cruel; a liderança divina era amarga para a natureza corrompida; a provisão do Senhor jamais satisfazia suas ambições, porque queriam algo mais.
        Caro leitor, pude apresentar uma visão panorâmica da felicidade que os ímpios tanto buscam neste mundo. Ó, que todo meu esforço resulte em Deus abrir os olhos de milhares! Que o Senhor use de misericórdia, fazendo com que homens e mulheres enxerguem que estão palmilhando caminhos perigosíssimos! Que estão sendo iludidos e enlaçados pelo pai da mentira! Que vejam que sem o sangue de Cristo estão debaixo da Ira justa e santa de Deus! Que corram para a cruz e invoquem o Nome do Salvador bendito e sejam eternamente livres deste império do mal!

Nenhum comentário: