terça-feira, 30 de setembro de 2014

A VISÃO DE DEUS A RESPEITO DO HOMEM (7)




Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente”. (Isaías 40:6-8)
         A TRISTE E HUMILHANTE MENSAGEM: “Toda a carne é erva”.
         Caro leitor, avancemos um pouco mais, para que vejamos mais de perto a triste e humilhante mensagem que Deus tem para nós seres humanos. O mundo jamais falará disso, pelo contrário, há de desdenhar daquilo que o Sumo professor nos ensina em Sua santa sabedoria para nosso bem.
         O que Deus faz no texto, Ele simplesmente amplia o assunto: “...e toda sua glória como a flor da erva”. Vamos aproximar e ver essas verdades de perto. Toda criação é revestida da glória do Criador; cada animal e cada criação inanimada tem sua própria glória. Significa que não há possibilidade de ser comparada nem imitada. Paulo fala em Romanos 1:19 que Deus imprimiu Sua divindade e Seu poder em cada uma de suas criaturas. Essa glória individual é motivo para que os seres humanos, criados com inteligência possa dar a Deus o tributo de louvor e adoração. Mas o pecado é o poder do coração não salvo, o qual prefere adorar e tributar louvores à criatura do que ao criador.
         Mas voltemos aos homens, pois homens e mulheres mostram em si a glória de serem seres humanos. Eles não são animais, mas sim seres criados pelo poder de Deus, e mesmo marcados e atingidos pelo pecado, ainda carregam individualmente essa glória de seres criados originalmente à imagem e semelhança de Deus. O pecado entrou e corrompeu essa glória, e a morte está presente para desfazê-la completa e eternamente.
         Vamos à comparação feita por Deus: “...e toda sua glória como a flor da erva”.  Veja amigo o tremendo efeito do pecado sobre nós seres humanos; veja onde fomos lançados e como fomos ultrajados pelo pecado. Veja amigo, como a cada dia ficamos mais parecidos e identificados com aquilo que semeamos e plantamos no viver; como a cada dia que passa a glória da criação vai se obscurecendo em nós e mais horríveis ficamos. Olhe a figura de uma Jesabel (2 Reis 10), pois ao aproximar-se da morte, que quadro terrível, pois nem mais parecia uma figura humana, com a dignidade de uma dama, mas sim um objeto digno se ser lançado fora como um lixo. Não somos melhores do que ela e se há qualquer valor em nós é porque a graça em Cristo mostrou sua força e foi superabundante, a fim de que nos tornássemos dignos da glória de Deus.
         Caro leitor tomemos sim, em nossa mente essa ilustração dada por Deus. Já vimos o que é uma erva e quão insignificante ela é. Mas a erva tem algo que deveria chamar a atenção para ela, livrando-a assim dessa condição de desprezo: “...a flor da erva”. A erva tem o adorno dessa sua flor e essa flor é sua glória. Mas veja bem que a flor da erva é tão insignificante quanto a própria erva. A flor da erva não é buscada. Não vemos nenhum homem catando aqui e ali uma flor de uma erva para oferecer a uma mulher. A minha esposa não ficaria contente se eu trouxesse flores de ervas achadas no mato. Ela fica radiante quando lhe ofereço rosas ou outras belas flores.
         O que Deus tem para nos ensinar com isso? Os homens têm sua glória sim, mas essa glória é tão desprezível, tão insignificante quanto o próprio homem o é perante Deus. Mas, o que significa a glória humana? Os homens exibem sua glória de várias maneiras. Eles têm sua glória em sua força física. Especialmente os jovens gostam de mostrar o quanto são fortes e que devem ser admirados. Vemos a glória feminina em sua beleza, desde sua adolescência e juventude. Outros mostram sua glória na capacidade mental, em sua inteligência e habilidade. Muitos mostram sua glória em suas riquezas, ou mesmo na força de liderar e adquirir bens nesta vida. Muitos exibem sua glória na forte personalidade e em muitas outras coisas. Enfim, a soma de tudo isso é a glória humana.
         Pois é, Deus ajunta tudo isso e afirma que tudo é a “flor da erva”. Você pode achar tudo isso belo, mas Deus não, pois Ele condena tudo e vem com Sua sentença.

Nenhum comentário: