sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A FELICIDADE BÍBLICA (32)



 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” Salmo 32:10.
APRESENTAÇÃO DO HOMEM FELIZ E O HOMEM INFELIZ
         Caro leitor, mediante a graça de Deus quero ampliar um pouco mais o tema que trata sobre o sofrimento do ímpio, conforme vemos na frase: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”, no anseio por ver pecadores se humilhando perante o Rei da glória, a fim de conhecer a preciosa salvação conquistada na cruz para os perdidos. Obviamente, essa verdade deve servir de advertência para crentes que estão buscando felicidade conforme os moldes mundanos. Os verdadeiros crentes devem ser avisados de que o caminho dos ímpios não deve ser tomado por eles e que não somente somos advertidos a fugir deles, como também somos disciplinados por Deus para que afastemos dessas ilusões terrenas e vivamos na alegria daquele que é a fonte da felicidade eterna – Cristo Jesus.
         Tenho mostrado que sobrevém terror ao ímpio quando Deus mexe com as leis normais da natureza. Para o homem no pecado a vida é feliz se tudo funcionar normalmente, mas desconhece que o mundo é o vale da sombra da morte. Muitas vezes tristezas, angústias e desespero aparecem repentinamente quando simplesmente Deus mexe nos relacionamentos naturais. Lares destruídos pela infidelidade; a morte que chega para profundas marcas de sofrimentos; filhos que mexem com drogas; enfermidades letais que aparecem mostrando os acenos da morte, etc. Ora, essas coisas surgem para lançar fora toda confiança banal que o homem no pecado na felicidade mundana. Todo seu tesouro, sua riqueza de nada serve no dia da Ira (Provérbios 11:4).
         Digo mais que a felicidade tão buscada neste mundo é interceptada pelos sofrimentos ocasionados pelo pecado. As enfermidades chegam para arrancar seus planos de um viver melhor; ladrões aparecem para cortar toda segurança e confiança no braço humano. Devo acrescentar que uma consciência culpada traz sofrimento. Um homem viciado e infiel traz desgraças para seus filhos e esposa; uma mulher adúltera ocasiona desespero ao marido e filhos; filhos rebeldes levam desesperos aos pais; uma vida que prossegue com consciência culpada pode tomar atitudes monstruosas em relação aos seus semelhantes, como vemos acontecendo em larga escala em nossos dias.
         Caro leitor, acrescento que há também o sofrimento advindo deste mundo. Como não consegue enxergar o mundo do ponto de vista espiritual, o ímpio só enxerga o viver abaixo do sol (Eclesiastes 1:3), por isso nada sabe acerca dos poderes que dominam este mundo, do pai da mentira (João 8:44); do deus deste século (2 Coríntios 4:4); dos dominadores deste mundo tenebroso (Efésios 6:12), dos terrores de Deus e da destruição eterna que aguardam os que vivem no pecado (2 Tessalonicenses 1:9).
         Permita que eu aprofunde um pouco mais nesse assunto, ao mostrar que este mundo exala sofrimento quando a força deste mundo resulta em terror. Os que estão na liderança em todos os setores da sociedade são os fortes deste mundo. Mas, a história antiga e os fatos atuais mostram a corrupção desses que estão em eminência; como são gananciosos, mentirosos e injustos no trato com a população; como estão fazem leis que trazem benefícios para eles mesmos. Deus permite que os povos sofram conseqüências dramáticas devido a confiança que colocam no braço mortal. Há também, um sofrimento quando a sabedoria deste mundo transforma-se em decepção. O mundo ignora a sabedoria de Deus para dar vazão a filosofia e psicologia. Até mesmo a religião deste mundo é fruto do abandono da verdade, a fim de buscar nos ídolos uma forma de vida agradável à carne. Mas, tudo resulta em decepção, fracasso, tristeza e solidão. Veja como as riquezas deste mundo são gastas em futilidades; como queimam seus bens em prazeres que passam inutilmente; como gastam o suor do rosto com aquilo que nada resulta em benefícios eternos.
        Caro amigo, minha linguagem é tão pobre, mas creio que posso ajudar o errante a encontrar o verdadeiro e único caminho rumo à glória eternal!

Nenhum comentário: