quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FILHOS DA LUZ NAS TREVAS, FILHOS DAS TREVAS NA LUZ (6 de 23)



Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS.
         Caro leitor, nosso Senhor conheceu por experiências dramáticas o que realmente significa andar nas trevas. Homens e mulheres precisam saber dessa verdade; precisam conhecer o que realmente significa trilhar neste mundo; que aquilo que parece ser belo lá adiante, não passa de sonhos, de ilusão. O evangelho moderno proclama um caminho bonito, vistoso e cheio de dourada felicidade aqui. Falsos mestres apresentam à multidão uma linda pintura de um horizonte brilhante de sucesso mundano. Mas, não é essa a mensagem do verdadeiro evangelho; a bíblia assegura que este mundo é um império de trevas e não de luz (Colossenses 1:13); que aqui é o lugar cujo príncipe é tirano, mentiroso, ladrão e homicida (João 10:10); que homens e mulheres que andam no pecado estão mortos para Deus e caminham pelo largo caminho rumo à perdição eterna. 
         Notemos o texto de Isaías 50:10,11, que Aquele que desceu do céu e veio à terra, veio sim, a fim de enfrentar o caminho de terror, desde seu nascimento até à morte na cruz. Seu corpo que recebeu em Seu nascimento foi exatamente o corpo nosso – de humilhação. Nosso Senhor trilhou o caminho escuro, amaldiçoado pela lei; atravessou por todos os lugares onde inimigos invisíveis estão escondidos e disfarçados; enfrentou todo ódio, fúria, ameaças dos demônios e dos homens; o Autor da vida soube em seu corpo o real significado da morte, em todos os seus aspectos; o mundo todo, em toda sua organização religiosa, política, cultura e financeira veio para ameaçá-Lo. Foi assim até à cruz, jamais recuou, sendo obediente até a Sua morte.
         Ah! Como posso mostrar essas tão profundas verdades aos meus leitores? Meu Senhor andou por lugares que eu jamais andei; aquilo que conheci por caminho de trevas, foi algo tão superficial. Não posso explicar essas coisas à luz das minhas experiências e acredito que não há quem possa entender essas verdades, mesmo os santos que aqui tremeram diante dos horrores mundanos. As trevas que os homens enfrentam têm suas lamparinas de esperanças mundanas acesas. Mas nosso Senhor não viu sinal de qualquer luz, porquanto enfrentou até mesmo a Ira de Deus contra Si mesmo.
         Meditemos nisso, porquanto aprouve a Deus sacrificar Seu Filho em meu lugar. O que diz Paulo em Romanos 8? “Aquele que não poupou Seu próprio Filho...” (verso 32). Entendemos isso? O que aconteceu foi que Deus abriu todas as “jaulas” das feras espirituais do mundo e do inferno contra Seu próprio Filho. Mas foi na cruz que o Pai tomou Seu “cutelo” para imolar Seu Cordeiro amado. Ó meu querido leitor, Deus o pai derramou toda Sua Ira santa e justa, a qual deveria ser derramada em favor de todos os eleitos, e de lá do céu encravou todo Seu ódio mortal no peito daquele que veio para ser o “...cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
         Caro leitor pode você entender a realidade dessas amedrontadoras e aterrorizantes trevas no caminho do Senhor? Jamais Ele foi retirado para uma zona de conforto; jamais buscou um lugar de luz mundana. Todo seu amparo e consolo estavam na satisfação de cumprir a vontade do Pai e na alegria de ter consigo Seu povo amado na glória (João 17). Ficou sozinho, desamparado e voluntariamente se colocou na cruz para que fosse imolado e foi assim que nosso Senhor pode conhecer as trevas. Ele fez isso, para que Seu povo jamais fosse atirado nas trevas eternais; toda essa disposição de humilhação foi para que pecadores fossem arrancados da punição merecida. Tudo isso foi para que atraísse homens e mulheres ao lugar de arrependimento, a fim de serem salvos com salvação eterna.

Nenhum comentário: