terça-feira, 30 de setembro de 2014

OS FALSOS PROFETAS (7)




John Wesley
“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes”  (Mateus 7:15).
         10.    Não posso concluir sem dirigir algumas palavras aos de quem temos estado a falar: Ó vós, falsos profetas! Ó vós, ossos secos! Ouvi, de vez, a Palavra do Senhor! Até quando mentireis em nome de Deus, dizendo: “Deus falou”, quando Deus nada disse por vosso intermédio? Até quando pervertereis os retos caminhos do Senhor, pondo trevas por luz e luz por trevas? Até quando ensinareis o caminho da morte, dando-lhe o nome de caminho da vida? Até quando entregareis a satanás as almas que professáveis estar conduzindo a Deus?
         11.    “Ai de vós, cegos condutores de cegos; porque fechais o reino dos céus aos homens, de modo que nem entrais, nem consentis que entrem os que estavam para entrar.” Os que “porfiavam por entrar pela porta estreita”, vós os fizestes voltar para a estrada larga. Os que somente um passo davam nos caminhos de Deus, vós diabolicamente os impedistes de ir mais além. Os que começavam a ter “fome e sede de justiça”, vós os advertistes a que não fossem “justos em excesso”. Assim, fizestes que eles tropeçassem logo à saída, e na verdade caíram e nem se levantaram nunca! Oh! Por que o fizestes? Que proveito há no seu sangue, quando eles se despenham no abismo? Miserável lucro vos resulta! “Eles perecerão em sua iniquidade, mas Deus requererá o seu sangue de vossas mãos!”.
         12.    Onde estão vossos olhos? Onde está vossa compreensão? Enganastes aos outros, até que vós também vos enganásseis a vós mesmos? Quem exigiu de vós que ensinásseis um caminho que jamais conhecestes? Estais “entregues” a um tão “forte erro”, que não somente ensinais a mentira, mas “credes na mentira”? E é possível que acrediteis que Deus vos enviou? Que sois seus mensageiros? Não; se o Senhor vos tivesse enviado, a obra do Senhor teria prosperado em vossas mãos. Vive o Senhor que, se fôsseis mensageiros de Deus, Ele confirmaria “a palavra de seus mensageiros”; Mas a obra do Senhor não prospera em vossas mãos; não levais pecadores ao arrependimento. O Senhor não confirma vossa palavra, pois que não salvais almas da morte eterna.
         13.    Como podeis eficazmente fugir à força das palavras de nosso Senhor – tão completas, tão vigorosas, tão expressivas? Como podeis fugir ao conhecimento de vós mesmos através de vossos frutos – maus frutos de árvores corrompidas? E como poderia ser de outra sorte? “Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” Tomai esta interrogação para vós, a quem ela pertence! Ó vós, árvore  estéreis, por que atravancais o solo? “Toda árvore boa dá bom fruto”.  Não notais que esta regra não admite exceção? Reconhecei, portanto, que não sois boas árvores, porque não produz bons frutos. “Mas a árvore má produz maus frutos”; e assim tendes feito desde o começo. Vossas falas, insinuadas em nome de Deus, somente têm confirmado os que as ouvem no caráter, senão nas obras do diabo. Obedecei ao aviso daquele em cujo nome falais, antes que se execute a sentença por Ele proferida: “Toda árvore que não dá bom fruto é corta e lançada ao fogo”.


Nenhum comentário: