quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PECADO, JUSTIÇA E JUÍZO (14 de 16)




“...MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos Medos e Persas” DANIEL 5:26-28
         QUANDO CHEGA O MOMENTO DO JUÍZO: “Dividido foi o teu reino e...”
         Caro leitor precisamos conhecer tanto o juízo quanto o amor de Deus. Para o orgulhoso Belsazar não houve lugar para a manifestação da compaixão de Deus, assim como ocorrera com seu pai. Belsazar foi atraído para a zona de punição e ali cairia fatalmente na merecida condenação. Na interpretação de Daniel, a mensagem escrita na parede mostrou seu pecado, a justiça de Deus e enfim o juízo. O medo do rei e todo tremor resultantes daquilo que ele presenciou não foram suficiente para levar-lhe ao arrependimento e conversão. Esse ensino mostra a total soberania em seus atos no meio dos homens; que Ele faz o que Ele bem quiser fazer; que não está subordinado à decisão dos homens, porque opera segundo Sua justiça e quando bem quer opera livremente agindo com compaixão com muitos.
         Preciso enfatizar bem esse assunto, porque eu sei o quanto o ser humano é levado e lesado pela loucura do seu próprio coração. A ordem do evangelho é que todos se arrependam (Atos 17:31), porquanto a ausência dessa atitude de humilhação é sinal claro de que Deus chega com Seu castigo. Ora, tem acontecido com milhares de indivíduos e com nações no decorrer da história. Milhares foram atraídos para o local de punição da parte de Deus e não houve mais remédio. Homens e mulheres sempre foram ousados em desafiar Deus e nesse orgulho não percebem que a corda de Deus os enlaçou e que são puxados como bois para o local da matança. A cidade italiana de Pompéia foi pega de surpresa pelas lavas do vulcão e a cidade inteira foi varrida pela morte. No decorrer dos anos Deus concede inúmeras ilustrações disso. Em 1974 Deus permitiu que mais de duzentas pessoas fossem mortas num prédio que pegou fogo na cidade de São Paulo.
         Caro leitor, esses acontecimentos trágicos não acontecem por acaso, pois Deus simplesmente chama a atenção de uma população carregada de paixões, a fim de se humilhar e arrepender-se de suas maldades. Milhares de homens e mulheres têm brincado e estão brincando com Deus e acreditam no íntimo que nada irá acontecer. Eles pensam que os bons dias e a liberdade que usufruem são sinais de que Deus nada pode fazer ou mesmo que Ele está apoiando seus caminhos tortuosos. Homens e mulheres desconhecem a corda que Deus usa para puxar as multidões até o lugar da definitiva punição. Os bons dias e a aparente prosperidade servem como corredor da morte, pois caminham passo a passo para o encontro com a eternidade de terror.
         Caro leitor, o juízo virá para que Deus tome tudo o que o homem tem ajuntado aqui. Quanta confiança em seus bens! Como pensam inutilmente que podem fazer dos seus lucros uma torre forte de segurança! Nada sabem que essas coisas servem como peso para empurrá-los ainda mais para baixo. O que eles têm ajuntado para quem será? Jó sabia tinha em seu coração o temor do Senhor, por isso quando perdeu tudo o que tinha pode reunir todo seu ser e adorar ao Senhor: “O Senhor deu e o Senhor tomou...”. Pois é, o Senhor sabe como tomar dos homens o que Ele tem emprestado por breve tempo. Ele não faz apenas com pouca coisa, mas também com grandes posses, pois do Senhor é a terra e tudo que existe (Salmo 24:1).
         Caro leitor, não há esperança para almas que são mantidas eretas no orgulho próprio! Se agora não cair perante a compaixão de Deus, certamente se despencará no abismo. Quem somos nós? Entramos neste mundo completamente nus e achamos que nosso débil viver de alguns milésimos segundo do relógio de Deus nos fará fartos e ricos. Pobres insetos! Quão enganosos, enganados e ludibriados são os corações no pecado! Mas agora há esperança! Agora mesmo é o momento certo para uma urgente humilhação e arrependimento! Agora mesmo pode ser o encontro com o majestoso Salvador Jesus!

Nenhum comentário: