segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MILAGRE DA GRAÇA NO HOMEM (20)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
         O HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU PRÓXIMO - AMOROSO:          “...que ames         a misericórdia...”
         Caro leitor estamos vendo a segunda lição desse incrível e revelador texto de Miquéias 6:8: “...que ames a misericórdia...”. Pude mostrar na meditação anterior que amar a misericórdia é fruto da própria justiça de Cristo. O efeito da tão grande salvação conquistada na cruz é um povo misericordioso: “Bem aventurados os misericordiosos...” (Mateus 5:7). Notemos bem que não está tratando meramente de ser amoroso, amigo, fraterno, cordial e bondoso. O mundo pode fazer tudo isso, mas o mundo desconhece a realidade da misericórdia.
         O evangelho proclama que Deus é misericordioso para com homens e mulheres rebeldes! O evangelho proclama que Deus está agindo com essa misericórdia, em pleno território de inimigos, atingindo e ferindo corações com suas setas de amor; arrancando dos pecadores suas armas apontadas contra Deus, por causa da rebelião e orgulho no pecado. O evangelho proclama que o Senhor está em plena atuação, no meio de homens rebeldes, os quais utilizam arcos, flechas, lanças, espadas, punhais, revólveres e facões contra Deus, porque querem continuar trilhando pelos caminhos tortuosos. Mas esse Deus cheio de compaixão, Príncipe da paz entra nessa ambiente bélico e quebra arcos, despedaça lanças e queima os carros de guerra no fogo (Salmo 46).
         O evangelho afirma que homens e mulheres, atingidos pelas setas da misericórdia tombam perante os pés do Rei, Senhor e Salvador (Salmo 45:5). O evangelho afirma que essa misericórdia chega e encontra o inimigo carregado de iniquidade, sujo, imundo nos trapos de orgulho e arrogância. O evangelho afirma que esse Deus que é riquíssimo em misericórdia traz consigo todos os recursos eternos, conquistados na cruz, para dar a esses pecadores o perdão, purificação e pleno cancelamento da culpa (Tito 3:5).
         Caro leitor, o evangelho é a mensagem do céu, não da terra! É a mensagem do Rei da glória, não dos homens! É a mensagem eterna de uma salvação planejada pelo Deus tri uno (1 Pedro 1:2), não algo formulado e inventado pelos homens. É impossível conhecer esse Deus, Salvador e Senhor, sem que conheça a humilhação própria; sem que se veja como verme, digno de dó e merecedor de eterna punição! É impossível conhecer o Deus da revelação bíblica e a salvação conquistada por Ele mesmo, e o viver prosseguir numa jornada de orgulho, maldade e tortuosidade!
         Enfim, o evangelho eterno e glorioso mostra um povo diferente neste mundo. As armas que os santos empunham são instrumentos de misericórdia; essas armas foram tomadas da cruz, da exposição do amor eterno de Deus por pecadores. Por isso, os santos de Deus podem ser um povo diferente, que atua e batalha neste mundo contra satanás e não contra os homens; contra o império das trevas e não contra os filhos de Adão! Os santos de Deus são homens e mulheres que um dia souberam o que significa o viver em Adão. Agora em Cristo eles conhecem a situação e miséria deste mundo.
         Portanto, todo trato de Deus com este mundo é por meio de um povo diferente! A força dos santos é adquirida na humilhação! Trazem consigo as riquezas eternas quando aparentemente são pobres! Vencem e triunfam quando aparentemente parecem derrotados! Os santos de Deus buscam nas riquezas da misericórdia todo suprimento para servir à raça humana, morta em seus pecados e escravizada nesse império tirânico de trevas.
         Caro leitor, eis aí o resultado da salvação que justifica! Homens e mulheres são salvos e passam a viver neste mundo, cheios do amor de Deus e carregados de misericórdia!
  

Nenhum comentário: