segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 1 (6a)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1

         Amigo, que quadro terrível nos é apresentado pelo Espírito Santo neste verso! Já pudemos ver que é o quadro do mundo! É uma descrição do programa de Satanás em relação aos homens, conduzindo-os para as profundezas do pecado. Quantos milhares estão jogados ali! Amando as trevas e deleitando nos banquetes que tem Satanás para seus escravos.

         A pessoa ouve o conselho dos ímpios, aceita no coração a entrada franca para presenciar o caminho dos pecadores, e então, resolutamente assenta-se para participar da roda dos escarnecedores. Agora ele já é sócio da maldade; agora ele vai investir tudo o que possui a fim de que seja promovido o reino de Satanás. Ele participa sem ver o perigo; a Bíblia declara em I João 5:l9 que ele fica dormindo o sono das trevas. Ele é um participante do mundo; ele é amante do mundo e terá prazer em tornar este mundo ainda mais aprazível para a prática da iniquidade. Agora ele faz parte da roda dos escarnecedores. É a sociedade em que ele vai investir sua saúde, seus bens, sua família. Ele tornou-se um dos escarnecedores.

         A ideia que envolve a palavra escarnecedores aqui, é de alguém que desafia a autoridade do Deus vivo; é o quadro de um grupo apontando o punho para os céus e dizendo a Deus:"Não queremos que você reine sobre nós". Por fora parecerá belo, honesto, religioso,mas por dentro, no coração, está em guerra contra Deus e sua palavra.  Ele já estabeleceu o seu rumo de vida, e não se submeterá à autoridade da palavra. Poderá não ter feito e cometidos sérios pecados, mas estará aprovando tais pecados. Sempre insurgirá  contra a lei de Deus, e apoiará a prática da impiedade.

         Amigo será que você não está enquadrado nesse grupo de escarnecedores? Sendo cúmplice dos pecados tão claramente praticados? Ah! meu amigo, o Senhor deixou Sodoma e Gomorra como modelos, exemplos da manifestação do ardente furor de Deus! Ele não poupou os anjos que pecaram! Você pode dizer que não vive cometendo torpezas, mas pode ser um cúmplice, também, apoiando, pondo seus olhos e seu coração naquilo.  Satanás de forma mui sutil, atraente, quer levr o mundo inteiro a rejeitar aquilo que verdade e absoluto. Ele quer o mundo inteiro aceitando a mentira, como se a mentira fosse verdade. Vão se deleitar nas orgias, nos prazeres e vão rir, zombar da palavra de Deus. Vão tentar forçar a Bíblia a aceitar o que eles pensam. É o trabalho sutil da serpente. Vão querer ter o seu próprio sistema de culto e não se submeterão ao sistema bíblico. 

         A roda dos escarnecedores é a vida normal no pecado; é o seu padrão de vida e recusa submissão a verdade.Ele está no poço da perdição sem contudo, ver o seu estado lastimável. Não há no seu coração o temor devido ao Senhor. Ele poderá não ser ateu; poderá até dizer que crê em Deus, mas na prática viverá como ateu, pois ateísmo é a negação de Deus na vida diária.

        

 

 

 

Nenhum comentário: