quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A VISÃO DE DEUS A RESPEITO DO HOMEM (4)




Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente”. (Isaías 40:6-8)
         A TRISTE E HUMILHANTE MENSAGEM: “Toda a carne é como a       erva”.
         Caro leitor, entraremos a partir de hoje na segunda lição que o texto no mostra. Não esqueçamos que o texto fornece a nós os mistérios de Deus revelados acerca da grandeza de Deus. A passagem inteira do cap. 40 é um preparo para mostrar às nações a tão grande e soberana salvação por meio do Messias – o Deus encarnado que viria ao mundo. Somos convidados pela graça a entrar nesse cenário maravilhoso, como se estivéssemos entrando no Santo dos santos.
         Caro leitor, é impossível entrar nesse cap. 40 de Isaías, sem que vejamos nossa horripilante situação; sem que sejamos humilhados, sem que vejamos a triste realidade a nosso respeito. Uma visão da grandeza e suficiência do Salvador é ao mesmo tempo uma visão do estado depravado e vil de nossos corações e do destino de sofrimento eterno que merecemos. O evangelho moderno visa manter essa glória distante de nós; quer os homens sejam mantidos do lado de fora, sem qualquer luz que vem da verdade que nos foi revelada na Palavra.
         Mas, nosso dever é aproveitar essa tão bendita oportunidade, a fim de que humildemente conheçamos nosso grande e glorioso Salvador. O que ordena no texto, a fim que preguemos aos homens? Ele diz: “...Toda carne é erva...”. Nós vemos os homens sempre na aparência; somos vistos por todos por meio de nossos corpos. Somos condicionados a essa visão externa, da aparência e damos extremo valor a isso. Foi pela visão física do homem que Israel escolheu Saul como rei (1 Samuel caps. 9, 10). Foi pela bela aparência de Absalão que Israel passou a segui-lo na esperança de levá-lo ao trono (2 Samuel 15). Até mesmo homens de Deus, como Samuel tendem a fazer escolhas tendo a aparência como base (1 Samuel 16). Nós somos assim porque viemos do pecado e no pecado o que prevalece é aquilo que passa, que fenece e que não tem qualquer valor para Deus.
         Mas quando contemplamos o texto vemos nas palavras de Deus, não somente o que Ele pensa acerca do homem, como também o que deve ser pregado a todos: “...Toda carne é erva, e toda sua glória como a flor da erva...”. Ao ouvir pela fé essas palavras oriundas da boca de Deus, eis que tudo isso que tendemos a valorizar e buscar aqui, simplesmente desaparece; toda desculpa, todo sofisma, todo sentimentalismo simplesmente somem na terra como leite derramado. Quando nossos ouvidos são despertados pelas santas Palavras de um Deus que não pode mentir, eis que as diferenças físicas desaparecem, porquanto vemos que todos nós somos iguais; vemos que viemos de um mesmo pai – Adão; vemos que somos de uma mesma família e que esse véu da aparência é rasgado por Deus, como se rasga papel.
         Posso ir mais longe para afirmar que desaparecem as diferenças culturais, raciais e sociais. É a visão de Deus acerca do homem que nos mostra que as “escadas” que elevam os homens em sua soberba, são fabricadas por satanás; que é o pecado que nos faz achar que somos melhores, mais capazes, mais fortes e dispostos a denegrir e destruir nossos semelhantes, porquanto esquecemos que somos provenientes do pecado. Note amigo o que Deus diz: “...toda carne...”. O cap. 40 de Isaías nos comprime nessa visão global; faz-nos esquecer agora quem é judeu, grego ou outra raça qualquer. Deus está lidando com a carne, por isso podemos nós dar um beliscão em nós mesmos; que saiamos desse sono perigoso e vejamos assim o estado no qual o pecado nos colocou e que milhares desses seres já partiram para o inferno; que nós estamos aqui ainda e que há necessidade de volver nossos corações para essas poderosas verdades, as quais Deus, em Sua compaixão nos revelou.

Nenhum comentário: