segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TRABALHO PERFEITO DO EVANGELHO NA SALVAÇÃO (3)




Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).
INTRODUÇÃO (continuação)
         Caro leitor, persisto um pouco mais nessa parte introdutória, porquanto sei o quanto tendemos a desviar, sacrificando a excelência do evangelho, por causa daquilo que é trivial e transitório. Sempre fomos assim por causa do pecado; somos iguais o povo de Israel no deserto, sempre querendo desviar do caminho santo e eterno, a fim de buscar o gozo passageiro.
         Mas anelo que venhamos a curtir o evangelho que é perfeito em nos proporcionar resultados perfeitos. Notamos bem em toda Escritura o quanto as exortações, ensinos e orientações aparecem para nos livrar dos perigos de buscar o que o mundo em sua loucura tanto procura. Quando ouvirmos uma mensagem do evangelho enfeitada de promessas mundanas, de uma vida melhor aqui, estejamos certos que essa mensagem não vem de Deus, não é a mensagem do céu. A mensagem que foi entregue aos fieis pregadores tem como meta lidar definitiva e eternamente com aquilo que tanto atormenta e mantêm os pecadores aprisionados a esta vida fugaz e cheia de armadilhas.
         Nosso Senhor nesse verso de Mateus 10:8, Ele lida exatamente com os quatro principais problemas. Primeiramente aparece o problema da saúde: “Curai os enfermos”. Todos nós seres humanos sabemos por experiência o quanto as enfermidades não somente tiram nossa alegria e paz, como também nos ameaçam constantemente a por um ponto final em nossa existência terrena. Não há dinheiro, nem fama, nem idade que livre os homens dessa ameaça que paira sobre toda humanidade. Alem disso, não temos noção das inúmeras e letais enfermidades que podem varrer a humanidade. Se a mensagem do evangelho não resolver esse tirano resultado do pecado de uma vez por todas, simplesmente estaremos perdidos nesta vida tão cheia de incertezas.
         Também, vemos o problema com a morte: “ressuscitai os mortos”. A morte é a eterna tragédia do pecado, e mesmo com todos os aparatos da ciência, as grandes descobertas na área da medicina, o mundo inteiro é derrotado por essa poderosa força que chega para abater cada ser humano em qualquer lugar deste mundo. A mensagem santa do evangelho deve lidar definitivamente com essa atrocidade do pecado, a fim de trazer a esperança de que há uma vida eterna após nossa partida deste mundo.
         Em terceiro lugar veremos o pecado em si mesmo quando lidarmos com ele no simbolismo da lepra: “purificai os leprosos”. O evangelho chega para mostrar aos homens o golpe certeiro naquilo que nos tornou culpados e condenados. Um evangelho que não trate certo e definitivamente com o pecado em todas as suas manifestações, não passa de uma mensagem apóstata, desviada da verdade.
         Finalmente, o evangelho deverá lidar de forma definitiva com os poderes das trevas: “expeli os demônios...”. Sabemos que a obediência à voz da serpente fez com que a raça caída ficasse sujeita e submetida ao reino das trevas. Homens e mulheres não estão transitando e vivendo no reino de Deus, mas sim em pleno império das trevas. A mensagem santa vem para livrar homens e mulheres salvos dessa zona de terror e mentiras. Esse é o perfeito evangelho e seguiremos vendo como essas maravilhas acontecem com cada pecador que encontra em Cristo essa eterna redenção.

Nenhum comentário: