terça-feira, 23 de setembro de 2014

TRABALHO PERFEITO DO EVANGELHO NA SALVAÇÃO (4)




Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).
         Caro leitor, creio que na introdução pude deixar bem esclarecido os motivos que me levam a pregar sobre esse tema. Não importa o que pensam ou falam, mas sim a verdade que o evangelho bíblico é perfeito em sua soberana atuação na salvação do perdido. Claramente vemos que nosso Senhor não tinha como objetivo perpetuar algo que passa e que é vencido pelo pecado e pela morte. Nosso Senhor deixa bem claro que Sua vinda ao mundo tem como meta salvar perdidos e essa salvação é perfeita em todos os sentidos, por isso satisfaz o coração.
         É meu trabalho agora entrar nos pormenores dos quatro tópicos mostrados no verso 8 de Mateus 10: A cura física, a ressurreição dos mortos, a purificação e expulsão de demônios. Vejo que essas quatro funções correspondem exatamente com aquilo que a salvação em Cristo opera em cada pecador que se arrepende e de coração confia no Senhor e Salvador. Notemos bem que as duas primeiras tratam do pecado e seus efeitos terríveis no aspecto físico aqui e para sempre – as enfermidades e a morte. A terceira e a quarta tratam da parte espiritual, pois lida diretamente com o pecado e com satanás e suas hostes malignas, que operam neste mundo, tendo em vista o sofrimento eterno das almas.
         Quero tratar agora sobre as enfermidades: “Curai enfermos...”. É óbvio que esse o assunto mais importante, do ponto de vista deste mundo. Nossos corpos são os principais instrumentos que refletem imediatamente os efeitos terríveis do pecado. Entramos neste mundo para morrer e os perigos dessa morte física ocasionam perturbações e lutas no mundo inteiro. Não há idade, nem riquezas, nem poder, nem qualquer vantagem aqui que possa oferecer segurança contra as enfermidades. Nossos corpos são habitação do pecado, por essa razão já entramos no mundo, fadados ao sofrimento, angústia, tristeza, dores e finalmente o adeus a tudo e tudo aquilo que tanto almejávamos possuir. Em muitos lugares no mundo os efeitos físicos do pecado são assustadores e na história enfermidades tem dizimado populações inteiras.
         Por essa razão as multidões lutam contra isso; muitos gastam suas fortunas tendo em vista a recuperação da saúde; milhares buscam solução por meio de curandeiros e outros meios; outros vão à busca de orações e assim muitos “atravessadores” aproveitam da situação e assim fazem promessas de milagres, como vemos em nossos dias. Nesse aspecto nosso Senhor jamais ignorou o choro e a angústia da multidão sofredora, pois por onde passava Ele derramava Seu bálsamo de amor e de bondade, mitigando as dores e trazendo alívio às multidões tão sofredoras. Ele mesmo habitava num corpo fraco e cheio de dores; Ele mesmo carregou esse fardo pesadíssimo de enfermidades até à cruz.
         Nosso Senhor até hoje tem mostrado Seu maravilhoso favor e bondade pelos povos. Não somente os crentes sabem disso, também milhares de pessoas não salvas têm experimentado esse cuidado de Deus por meio de médicos, de remédios, de oração respondida e outros meios. Não desconsideramos isso, porque toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto. Mas a pergunta é esta: Tem uma solução definitiva para as enfermidades? Será que elas podem ter um fim? Será que pode o pecador ter um consolo, de que um dia estará para sempre livre dessas perturbações físicas?

Nenhum comentário: