domingo, 28 de setembro de 2014

MENSAGEM QUE CAUSA ESCÂNDALO



Logo está desfeito o escândalo da cruz” (Gálatas 5:11).
         Caro leitor, em Gálatas vemos como a mensagem da cruz é intensificada, porque é o tema de um apóstolo fiel e é a mensagem mais visada pelo ódio inimigo. Devemos saber que como no passado, o escândalo da cruz nunca cessou e que a perseguição inimiga hoje é ainda mais cruel, porque em nossos dias satanás conseguiu ressuscitar todos os erros e que no passado atacou a cruz e que agora estão mancomunados contra a mesma mensagem pregada por Paulo – a mensagem da cruz.  A história mostra como essa mensagem tem sido assaltada com o mais amargo ódio, porque ela é claramente ofensiva à mente não regenerada.
         1.      Onde está o escândalo da cruz? Está no fato que a mensagem da expiação substitutiva, do Cordeiro imaculado que foi morto para ocupar o lugar do perdido, de fato é escandalosa para a sabedoria do homem mundano com toda sua vaidade e superficialidade. Leve essa mensagem para os púlpitos modernos e eis que os rebeldes vão se manifestar e posicionar contra tais pregadores da cruz. A mensagem da cruz chega para tirar a falsa paz e aniquilar o sossego “espiritual” dos falsos crentes modernos. Eles confiaram num cristo imaginário e logo são descobertos carregados de justiça própria.
         A mensagem da cruz chega para escandalizar a mente moderna, a qual entrou nos arraiais evangélicos, trazendo consigo boas e excelentes ideias do movimento ecumênico e daquilo que puderam extrair do mundo. A mensagem da cruz é elevada em santidade, por isso escandaliza o amor que o homem no pecado tem pelo mundo e suas paixões. A salvação em Cristo assegura um novo coração para a alma arrependida, a qual doravante andará em justiça e santidade. Ora, isso é notícia de horror para o mundano disfarçado de evangélico.
         2.      Como aparece esse escândalo? Aparece principalmente em perseguição aos verdadeiros crentes. Não demora para que os sábios deste século corram e peguem suas armas, justamente porque foram descobertos pela luz da verdade. Como não podem ver o Senhor que ressuscitou dentre os mortos, eles se lançam contra aqueles que realmente seguem a Cristo. A perseguição aparece muitas vezes em forma de calúnia, menosprezando os crentes e chamando-os de antiquados, tolos débeis mentais e cruéis.
         Também, muitos são espertos, ocupando o púlpito para pregar uma mensagem diferente. Eles ousam falar de coisas bonitas tiradas da Bíblia, mas escondem a verdade da cruz. Querem expor a sabedoria teológica; querem mostrar o quanto têm cabeça de ouro no conhecimento da Bíblia, mas todo objetivo é silenciar a mensagem que Deus entregou aos Seus servos. “Os pregadores que apanharam o espírito deste presente século pertencem ao mundo e o mundo os ama; nós, porém, devemos rejeitá-los” (Spurgeon).
         Caro leitor, se você é crente, volte para a mensagem da cruz. Ela é e tem tudo o que você precisa, porque nos mantém continuamente na humilde posição perante o Senhor. A mensagem da cruz mantém a luz da eternidade brilhando à frente e nos concede força suficiente para prosseguirmos na jornada para o céu. A cruz é também a mensagem capaz de atrair o perdido arrependido até os pés do Salvador!

Nenhum comentário: