domingo, 28 de setembro de 2014

ENCARANDO O CULPADO



“Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel...” (2 Samuel 12:7)
         Ó que mensagem tão prática para ser encarada pelos pecadores! Davi procurou acobertar suas maldades por um ano, até que a mensagem chegou por meio do profeta Natã; até que o dedo do servo de Deus apontou diretamente para o nariz do culpado, para declarar que nada pode ficar encoberto perante os olhos daquele que tudo vê. Mesmo sendo Davi um rei, um homem segundo o coração de Deus, o fato é que a espada divina foi apontada diretamente ao seu coração e chegou a notícia terrível: “TU ÉS O HOMEM!”.
         O rebelde e presunçoso há de ver o dedo julgador de Deus apontado diretamente para sua face e a voz do Juiz declarando de forma peremptória: “TU ÉS O HOMEM!”. Mesmo que agora tudo parece ser tão favorável a ele; mesmo que agora o caminho parece estar livre, a fim de prosseguir em suas maquinações e maldades; mesmo que agora nada apareça para interpelar sua jornada de iniquidade.
         O adúltero e fornicário também hão de ouvir diretamente de Deus: “TU ÉS O HOMEM!” ou: “TU ÉS A MULHER!”. Eles hoje correm e se escondem na escuridão; eles agora até são iludidos de que Deus está abençoando e favorecendo seus prazeres pecaminosos e destruidores. Mas, não há de tardar, para que chegue aquele momento aterrorizante; quando o Senhor há de por um ponto final nesse caminho depravado, assim como fez com Jezabel, destruindo seu viver tão inútil, bem como toda sua descendência (2 Reis 9).
         Também, o mentiroso e avarento a qualquer momento sentirão de perto o peso do dedo de Deus apontando a sua terrível culpa: “TU ÉS O HOMEM!”. Tu és o homem que usou o Nome do Senhor em vão, a fim de obter lucros desonestos; tu és o homem que conquistou fama e riquezas, sendo aparentemente piedoso e enganando a multidão incauta. Agora chegou o momento quando seus tesouros serão lançados fora como lixo, no dia da Ira do Senhor. Agora a forte morte lhe abraça e mostra o quanto você não passa de um verme.
         O dedo de Deus será apontado diretamente na face do bêbado e viciado: “TU ÉS O HOMEM!”. Quanta destruição causada em seu lar! Quanto sofrimento levaste para teus filhos e esposa, tudo porque te ocupastes em encher teu cálice com miséria. Chegou o tempo da minha Ira e eu te peguei: “TU ÉS O HOMEM!”
         E aquele que se desviou da verdade, que buscou a glória dos homens em lugar da glória de Deus, que abandonou a verdade absoluta em lugar da mentira religiosa e tomou posição ao lado da religiosidade satânica deste mundo. Tal pessoa há de ouvir: “TU ÉS O HOMEM!”. Tiveste medo de seguir o caminho estreito e preferiste negar o Senhor da glória. Eis que chegou o momento quando será lançado nas trevas eternas com todos os mentirosos.
         Meu caro amigo, a Palavra de Deus age assim; ela é viva e eficaz, ela é a espada do Espírito. Portanto, não há como escapar da verdade; não há como ficar encoberto de Deus, pois por onde você for estará indo para ser confrontado pelo Senhor: “TU ÉS O HOMEM!”. Davi foi achado pela misericórdia quando o profeta proferiu a sentença: “TU ÉS O HOMEM!”. Portanto, é melhor ouvir agora a mensagem do evangelho e enquanto há tempo é melhor se humilhar perante a verdade da cruz. A lei de Deus está agora declarando: “TU ÉS O HOMEM!”, que quebrou a lei de Deus; que caiu em Adão e que é condenado. Mas eis que a mensagem chega para declarar que “TU ÉS O HOMEM!” bem-aventurado, achado pela graça, para ser lavado, perdoado e purificado pelo Sangue do Cordeiro de Deus!

Nenhum comentário: