segunda-feira, 29 de setembro de 2014

OS FALSOS PROFETAS (6)



John Wesley
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes  (Mateus 7:15).
         8.      Ainda mais: a eles, aos falsos profetas, inegavelmente reconhecíveis como tais, é com frequência  também cometida (oh! Faz pena dizê-lo, porque essas coisas não deviam ser assim!) a administração dos sacramentos. Recomendar, portanto, aos homens que os não ouvissem, seria, como efeito, privá-los das ordenanças de Deus. Isto não devemos, entretanto, fazer, desde que se considere que a validade da ordenança não depende da bondade do que ministra, mas da fidelidade daquele que a ordenou, que nos encontrará e encontra em seus caminhos estabelecidos. Assim, a este respeito, tenho, como homem prudente, escrúpulo de dizer: Não ouças o falso profeta! Mesmo através dos que se acham debaixo da maldição, Deus nos pode dar, e efetivamente dá, suas bênçãos. Porque o pão que eles partem, experimentalmente reconhecemos ser a “comunhão do corpo de Cristo”; e o cálice que Deus abençoa, mesmo pelos lábios profanos dos falsos profetas, é para nós a comunhão a comunhão do sangue de Cristo.
         9.      Tudo quanto, afinal, posso dizer, é isto: em cada caso particular, dirigi-vos a Deus em humilde e fervorosa oração e procedei então de acordo com as melhores luzes que tiverdes; procedei segundo aquilo de que estiverdes persuadidos, pesadas todas as circunstâncias, ser o melhor para vosso crescimento espiritual. Tomai grande cuidado em não julgardes temerariamente; não penseis levianamente que alguém seja falso profeta; e mesmo tendo prova cabal, vede que nenhum rancor ou amargura deite raízes em vosso coração. Depois de tudo, na presença e no temor do Senhor, determinai por vós mesmos. Somente posso dizer que, se por experiência achais que em os ouvir há prejuízo para a vossa alma, então não os escuteis; afastai-vos tranquilamente, procurando ouvir aos que vos aproveitem. Se, ao contrário, julgais que eles não prejudicam a vossa alma, então continuai ouvindo-os. Somente “tomai cuidado com o modo de ouvir”; guardai-vos deles e de sua doutrina. Ouvi com temor e tremor, temendo não sejais enganados e vos abandoneis, como eles, a um grave erro. Como eles estão misturando a cada passo verdade e mentira, quão facilmente podeis abraçar as duas ao mesmo tempo!
         Ouvi com fervorosa e contínua oração àquele que é o único a ensinar sabedoria ao homem. E não deixeis de trazer o que ouvirdes “à lei e ao testemunho”. Não recebais coisa alguma que não tenha sido provada; nada que não tenha sido pesada na balança do santuário; nada acrediteis do que eles dizem, a não ser que haja clara confirmação em passagens dos Sagrados Escritos. Rejeitai totalmente tudo quanto difere das Escrituras ou por elas não se possa provar. Rejeitai, em particular, com o mais profundo aborrecimento, o que se apresente como sendo o caminho da salvação, e diverso do caminho que nosso Senhor assinalou no precedente discurso, ou sendo um atalho proposto em troca daquele caminho.
         10.    Não posso concluir sem dirigir algumas palavras aos de quem temos estado a falar.

Nenhum comentário: